Por Mateus Bezerra;
A palavra ‘superação’ define uma mudança ao transformar a situação. É a recuperação, o ato de progredir, de ultrapassar um limite. Citando Luiz Alexandre Ventura, grande jornalista, pois essa frase se encaixa perfeitamente no caso de Edu Carvalho, que compete pela categoria 300cc Escola. O piloto da Skullderia Race Team sofreu um acidente no qual teve uma lesão do Plexo Braquial, mas isso não o tirou das pistas. Muito pelo contrário. Hoje, além de competir no maior campeonato de motovelocidade das Américas, Edu usa sua história de superação para falar sobre essa lesão que é pouco conhecida e até mesmo motivar pessoas que passam pela mesma situação.
Em seu canal homônimo no Youtube, Edu Carvalho traz vídeos de sua pilotagem nos principais autódromos do país, além de trazer sua evolução, em diversas etapas, após sua cirurgia. Inclusive, o empresário também é o líder de sua categoria e diz que competir no SBK faz bem para sua saúde mental. “Primeiro é uma realização pessoal, estava me preparando para competir. Hoje tenho, obviamente, minhas limitações, mas estou gostando muito do desafio de estar competindo, na minha cabeça, de igual para igual. Isso me faz me sentir bem, e não cair em uma situação complicada mentalmente”, afirma.
Para poder competir, o empreendedor usa uma moto adaptada por ninguém menos do que Rafa Paschoalin, que, inclusive, o treinou durante um ano e meio, antes de competir. “Na verdade, os comandos são todos os mesmos, porém todos concentrados na mão esquerda. Só realmente os comandos da mão direita que ficaram acumulados na mão esquerda, o acelerador e freio dianteiros. E aí, eu deixo minha mão colada com velcro, do lado direito. Essas são as adaptações feitas”, explica.
CEO da Policryl Indústria e Skullderia Racing, Edu patrocinou Paschoalin em 2022, e chegou a apoiar o campeonato na ultima etapa do mesmo ano. Hoje, indo para sua terceira etapa, que acontece no dia 7 de maio, em Interlagos, e liderando sua categoria, ele guarda um sentimento.
“Para mim, sem dúvida, o que representa eu estar no SBK, é a superação. Na minha atual situação estar competindo em um campeonato dessa magnitude é muito importante e motivador”.