Oriundo da Honda Jr. Cup, categoria de base que mais forma pilotos no cenário nacional, João Carneiro tinha um grande sonho: se tornar um piloto Honda Racing. Em 2023, ele não só realizou esse sonho, como vem provando a cada etapa que seu nome ainda será muito falado no esporte. O jovem de Jundiaí, interior de São Paulo, que se inspirava em pilotos Honda, como Luiz Cachorrão, hoje, visivelmente, é inspiração para a nova geração.
Logo em sua primeira corrida, em 2017, no autódromo de Interlagos, quando tinha doze anos, Carneiro já demonstrava que era diferenciado. “A corrida foi perfeita para mim, porque nunca havia competido em motovelocidade na vida. Fiz a Pole nos treinos classificatórios e ganhei a corrida com oito segundos de vantagem. Lembro que antes da corrida fiquei um pouco nervoso, o que é normal. Mas no fim deu tudo certo”, relembra.
Depois de um ano na Jr. Cup, subiu de categoria com destino à CBR 500cc. Dois anos depois, rumou para a atual Copa Pro Honda CBR 650R, onde foi bicampeão, tendo, inclusive, 100% de aproveitamento, em 2022. Agora, na temporada atual, o jovem de apenas 18 anos realiza um de seus maiores sonhos.
“Sempre sonhei em ser piloto Honda. Sempre tive muita preferência pelos pilotos Honda de motocross, sempre foram uma referência para mim. Até mesmo meu pai me dizia quem havia sido piloto Honda, quando me apresentava alguém e eu pensava que queria ser igual aqueles caras um dia. Porém, meu sonho era o motocross, mas comecei na motovelocidade e os pilotos Honda eram o Diego Faustino, Maico Teixeira e Luiz Cachorrão”, confessa, antes de complementar.
“Até tirei uma foto com o Cachorrão e postei um antes e depois. Sempre me espelhei neles na motovelocidade, então sempre foi minha maior referência e meu maior sonho. Graças a Deus, com muito trabalho, dedicação e treino, consegui chegar na equipe oficial da Honda esse ano. Estou muito contente e em constante evolução”.
Quando João fala em suas referências, logo pode-se perceber o porquê de ele ser tão determinado em tornar seus sonhos em realidade. Uma de suas principais inspirações na atualidade é ninguém menos que Eric Granado, que teve grande passagem pelo SuperBike Brasil, sendo campeão 4 vezes consecutivas, de 2017 a 2021, além do título da SuperSport 600, em 2016.
“Hoje os pilotos que mais me inspiram são Marc Márquez e Eric Granado, pela dedicação que ele tem nos treinos e tudo que ele conquistou. Só de chegar aonde ele chegou aqui no Brasil já é uma grande referência para mim”, conclui.