Após reunião nesta quarta, 5 de julho de 2023, o Júri de Prova deliberou importantes decisões envolvendo as categorias SuperSport 600cc e SuperBike 1.000cc em relação aos acontecimentos desta 5ª etapa, realizada em Interlagos, no último final de semana.
Ocorrência na SSP 600
A categoria SSP 600 vem apresentando situações que até então não eram previstas em regulamento, relativamente comuns em inúmeras categorias tanto no Brasil quanto no exterior, orbitam em torno da ideia de evitar conceder a posição de vácuo em momentos decisivos, a fim de evitar uma última ultrapassagem definitiva.
Essa situação requer uma combinação de vários aspectos para ocorrer, como a eventual inexistência de mais do que dois pilotos em disputa, entre outros fatores. Embora incomum, essa situação ocorreu mais de uma vez nesta categoria, e o júri deliberou a respeito.
A partir da 6ª etapa da atual temporada, de forma definitiva a ser incorporada no regulamento, qualquer conduta que deixe margem para julgamento de que o piloto intencionalmente entregou sua posição com a intenção de criar um posicionamento mais favorável, em momentos decisivos, será julgado e passível de punição. Em outras palavras, essas manobras, que anteriormente não eram contempladas pelo regulamento e, portanto, não eram consideradas irregulares, agora estão proibidas, deixando a critério da Direção o julgamento e a análise dessas situações.
Embora toques tragam emoção às disputas, e, em algumas circunstâncias, possam ocorrer de forma não intencional, há uma tendência mundial de reprimir esse tipo de conduta. Atualmente em provas mundiais como WSBK e MotoGP, observa-se que qualquer toque é sempre avaliado e investigado pela Direção de Prova. Isso é muito diferente do que ocorria décadas atrás.
Tal conduta visa preservar o “fair game” e a segurança dos atletas. Isso não significa que em algumas situações toques não possam ocorrer e não estejam dentro de preceitos aceitáveis.
Recentemente, no SBK, testemunhamos corridas épicas entre Eric Granado e Alex Barros, onde ambos os pilotos tiveram múltiplos toques leves (sempre na perna, nunca na moto). O que pode ser considerado como manobras duras e uma disputa muito acirrada, mas na interpretação de ambos os pilotos e também da Direção, dentro de limites/limiares aceitáveis. Inclusive tais provas estão disponíveis no YouTube do SBK Brasil, assista:
Entretanto, existem aspectos claros em relação a condutas, manobras e comportamentos que não serão mais tolerados, conforme deliberado pelo Júri, que publicou que toques não serão mais tolerados quando indicarem intenção, falta de cuidado, irresponsabilidade, ou outras classificações contidas nos melhores regulamentos internacionais.
Essa situação se assemelha em um certo grau à situação da categoria 600 descrita anteriormente, já que o regulamento até o momento era vago em relação a essa situação.
Com o objetivo de educar o público e os fãs da competição, podemos destacar duas formas (entre outras) comuns de toques provocados por atitudes antidesportivas que não serão mais aceitas.
Mudanças repentinas de linha e direção nas retas, sem ter a certeza de já ter ultrapassado o adversário, são consideradas uma das manobras clássicas que podem resultar em contato. No Brasil, há uma coleção de episódios com manobras que possuem essas características. Pilotos vencedores e já aposentados, como Cajuru, descreveram inúmeras situações desse tipo.
Outro exemplo é quando o piloto decide abandonar completamente o ponto de entrada de curva, e segue em linha reta para a tangência. O tipo de manobra que força o adversário ou tirar a moto, ou bater e cair. A cena mundial clássica e mais famosa foi Valentino Rossi e Sete Gibernau em disputa no MotoGP em Jerez, na última volta, onde Rossi deliberadamente colocou a moto em rota de colisão com Gibernau. Ninguém caiu, mas Sete foi parar fora da pista. Na época não existiu punição. Hoje, uma manobra como essa geraria punição imediata a Rossi. Assista:
Existem outros ângulos disponíveis na internet que mostram claramente que foi uma manobra intencional visando o choque. Especialmente aqueles que conhecem Jerez sabem disso.
Um exemplo de manobra apertada, mas limpa foi a manobra de Rossi, também na última volta, sobre Lorenzo na Catalunha/Barcelona. Assista:
https://youtu.be/d3TiNvbK1G8
Tais medidas visam manter a qualidade das disputas, a preservação da atitude desportiva, a anulação de qualquer tipo de interpretação de manipulação, e até mesmo atingir o aspecto de segurança da prova.
Nota:
Ao término das corridas do domingo, 02 de julho de 2023, membros do comitê da organização se reuniram com os chefes de equipe e pilotos envolvidos nos incidentes mencionados anteriormente.
Os pilotos receberam uma advertência formal e foram orientados de que, caso essas condutas se repitam, serão julgados com maior rigor.