Não é de hoje que o Superbike Brasil vem visando melhorar cada vez mais a segurança de seus pilotos nas pistas. Com o passar dos anos, cada vez mais a infraestrutura vem melhorando, como as barreiras de ar, por exemplo, no qual já foram gastos mais de R$2 milhões. Além disso, e o preparo para com os pilotos também evoluiu cada vez mais, com o trabalho preventivo. Desde o exame psicológico obrigatório, até os briefings e orientações dos instrutores. Com isso, o campeonato atingiu a incrível marca de 15 corridas consecutivas sem safety car ou bandeira vermelha.
Segundo Diego Viveiros, analista esportivo do maior campeonato das Américas, esta marca, que vem desde a sétima etapa, sediada em Londrina, é algo extremamente positivo. “Desde Goiânia não foi necessária a presença do safety car e também não tivemos bandeira vermelha nas corridas, o que é muito positivo”, ressaltou.
Trabalho preventivo como solução
“Acredito que isso seja o reflexo de um trabalho de prevenção feito. Temos focado bastante na parte de segurança. O próprio Bruno (Corano) tem pedido muito para focarmos na parte de segurança dos pilotos, então o time inteiro está com este foco. Desde a parte de produção, nas montagens das barreiras, nós, da parte esportiva, criando algumas regras. Também orientamos muito nos briefings, pegamos bastante no pé nos assuntos relacionados à segurança. Desde procedimento de largada, se o piloto tiver algum problema, ele tem que sinalizar, mostrar que tem algo errado ali para evitar problemas. Falamos muito sobre como seguir no procedimento de safety também, porém o mais importante, damos orientações para que tais procedimentos sejam evitados. Orientamos para que quando um piloto for fazer uma ultrapassagem, ele ter certeza de que não vai se expor ou expor o outro piloto. Então, é o resultado de um trabalho preventivo”, explicou.
A próxima etapa do Superbike Brasil será a grande final, que vai ser sediada em Interlagos no próximo dia 26. Os ingressos já estão disponíveis na plataforma de compra em nosso site.