O piloto Odair Delefrati, #58, da PSBK/Ventania, foi um dos mais velozes no sábado de treinos classificatórios no SuperBike Brasil. Por causa de uma falha na punição por irregularidade técnica, o piloto perdeu a oportunidade de largar na 7ª posição do grid da Yamalube R3 Cup. Largando em vigésimo, ele ainda conseguiu manter um bom ritmo e ganhar cinco posições até receber a bandeirada.
“Nesse ano, a categoria Yamalube R3 Cup é uma das mais disputadas no SuperBike Brasil. É uma briga muito forte, com seis, sete pilotos andando na ponta. Consegui treinar naquele ritmo durante o sábado. Infelizmente, pela da punição indevida, perdi a oportunidade de largar entre os primeiros”, disse o piloto de 60 anos, que conseguiu a impressionante marca de 1min44s323 no Autódromo de Goiânia.
“Resolvi voltar a correr este ano em parceria com o Fabinho Jandaia, que é um grande amigo. Ele tem muito talento. Eu o incentivei a andar e comprei também uma moto para a R3. Tenho uma idade muito acima do normal na minha categoria mas, mesmo assim, já consegui subir ao pódio em segundo lugar. Não fiz todas as etapas, pois tive uma queda em Interlagos-SP que prejudicou a minha moto. Mas estou feliz por este ano. Vamos fazer de tudo para fechar bem a última Etapa”. Delefrati foi importante no início de carreira de outros nomes importantes da motovelocidade, como o #68, Diego Faustino, da Honda Racing Team.
Delefrati iniciou a carreira aos 23 anos e participou de diversos campeonatos estaduais durante a década de 80, iniciando no Paraná. “Em 1991, participei bem da Copa Yamaha 350cc, que era um torneio nacional. Na primeira corrida, no Rio Grande do Sul, consegui a 4ª colocação. Foi o meu início com motos mais pesadas, por isso tive uma dificuldade grande. Nesta categoria, terminei com o vice-campeonato. Gilmar Vidal, Caíco, Kajuru, Cerciari e outras feras estavam presentes. Tinham muitos pilotos que andavam no mesmo segundo”, contou Odair. “Quase fui disputar campeonatos na Europa, mas a Yamaha não levou os pilotos naquele ano. Acreditava que podia ter resultados muito bons e alcançado um salto muito grande na minha carreira”.
O #58 estará em ação na última Etapa do SuperBike Brasil. A data e o local serão anunciados de maneira oficial nos próximos dias.