O Júri de Prova analisou as questões técnicas e esportivas da última prova do SuperBike Brasil, realizada em Goiânia-GO no dia 22 de outubro. Em reunião, o grupo deliberou sobre todas as questões pendentes dentro do prazo legal de 30 dias. Entre as provas sub júdice, estava inclusa a Yamalube R3 Cup.
No resultado de pista, Bruno Cesar Borges, #51, da Tecfil Racing, ganhou a prova largando do box e mostrando uma performance sensacional. A segunda colocada Indy Munhoz, #199, da Castrol Team, chegou a apenas 131 milésimos de diferença.
Além dos dois primeiros colocados da categoria Pro, outros pilotos também mostraram técnica e habilidade para proporcionar uma corrida sensacional. Enzo Valentim Garcia, Kioman Muñoz, Matheus Barbosa, Odair Delefrati, Sandro Paganelli, Lincoln Lima e Sara Conessa apareceram entre os destaques.
Entretanto, é importante destacar que todas as provas ligadas ao SuperBike Brasil são regidas por um regulamento, que não é colocado em segundo plano independente do acontecimento. Direção, vistoria, pilotos, equipes, mecânicos e até o publico precisa respeitar as normas.
Dessa forma, anunciamos com muito pesar que o Juri confirmou duas desclassificações. Os pilotos Bruno Cesar Borges #51 e Enzo Valentim Garcia #29 foram punidos por terem usado punho de acelerador rápido ou sem cabo de retorno, ambas questões vetadas no regulamento, e cumprida por todas outras motos do grid. Qualquer argumentação de que a vistoria possa não ter identificado tal irregularidade até então não anula seu descumprimento.
Caso Bruno Cesar Borges não fosse desclassificado por irregularidades técnicas, foi confirmado que o piloto realizou ultrapassagens na reta principal em bandeira amarela. A constatação foi feita por meio de imagens de arquivo analisadas pelo Júri. Ainda na Yamalube R3 Cup, o piloto Sandro Paganeli #64 também foi desclassificado por estar com velas de ignição desbastadas.
“Essa semana me reuni com todas as fábricas que já contam com equipes e com aquelas que pretendem montar, como Yamaha e Ducati. É interessante observar como os atletas das categorias de formação, que demonstram talento e atitude, são os que terão chances amanhã. Sempre foi assim, e continuará sendo. Maico Teixeira, bicampeão brasileiro do SuperBike Brasil e ex-piloto Honda, saiu das categorias de base e foi lançado na categoria principal por mostrar talento e o mais importante: postura. Quando punido, sempre recebeu de forma profissional e serena. Nenhuma fábrica quer pilotos baderneiros, que se movimentam nas mídias sociais de forma irracional. Fica um recado para aqueles que tem aspirações futuras, até porque praticamente todas as contratações passam de forma direta ou indireta pela organização”, comenta Bruno Corano, responsável pelo SuperBike Brasil.
As punições são aplicadas para manter a ordem nas categorias. É importante destacar que os atletas devem levar como um aprendizado, usando a situação para crescimento profissional. Nenhuma punição ira tirar as realizações dos envolvidos. A corrida sensacional de Bruno Cesar Borges não será anulada e tão pouco esquecida.
Com isso, Indiana Muñoz, que estava empatada com Bruno Cesar na liderança do campeonato, volta a assumir a ponta da tabela de forma isolada. A última Etapa do SuperBike Brasil 2017 será disputada em Interlagos-SP no dia 26 de novembro. As nove provas do domingo terão início às 9h. Não deixe de garantir o seu ingresso no site da Ticket Fácil para acompanhar de perto as emoções da grande decisão em todas as categorias.