A categoria SuperStreet, definitivamente, veio para ficar e já em sua primeira temporada no SuperBike Brasil – o maior campeonato de motovelocidade das Américas – vem mostrando que é capaz de proporcionar grandes disputas na pista e pegas sensacionais entre os pilotos de ponta. Entre alguns de seus diferenciais, a categoria preencheu um espaço, até então aberto, para provas com motos multimarcas de baixa cilindrada e com isso trouxe novos competidores e equipes para o campeonato.
A briga pelas primeiras posições na tabela classificatória já ficou bem nítida após a terceira rodada realizada e está centralizada em alguns jovens e talentosos pilotos. E nessa disputa – para definir a liderança – também entram as principais montadoras do país. Por um lado, a equipe Playstation Yamaha Racing, com seus pilotos, os irmãos Meikon (#83) e Eliton Kawakami (#27), utilizam as motocicletas Yamaha YZF-R3, assim como uma das feras da categoria, o piloto Rafael Gomes Traldi (#128), da Motonil Motors. Por outro, a Honda está representada pelo time da Estrela Gallicia 0,0 by Alex Barros, com Diogo Moreira (#20) e Humberto Turquinho Jr (#12) no comando da CBR 250R.
E para completar a disputa entre marcas, diversos competidores da Copa Kawasaki Ninja 300 aderiram a essa briga. Entre eles está o atual campeão, Niko Ramos (#822), da Tecfil Racing Team, e alguns craques das pistas como Indy Muñoz (#199), da equipe Castrol Racing, Marco Antonio Reis (#3), da Moretti Racing Team, Bruno Cesar Borges (#51), da Gilberto Motos, entre outros.
Com marcas, modelos e cilindradas diferentes, a categoria SuperStreet impõe algumas regras para que as disputas na pista sejam justas. A motorização precisa ser do modelo original homologado pelo fabricante e as motos não podem ultrapassar os 40 cavalos de potência, aferidos no dinamômetro logo após a realização dos treinos classificatórios e das corridas. O regulamento impõe ainda um peso mínimo de 130 kg para motos monocilíndricas (Honda CBR 250R) e 145 kg para as bicilíndricas (Kawasaki Ninja 300 e Yamaha YZF-R3).
Após a realização da terceira etapa, dois pilotos estão protagonizando uma belíssima e acirrada disputa valendo a liderança do campeonato. Eliton Kawakami vem na frente. O jovem e talentoso competidor mantém uma concentração e uma constância quase que inigualáveis. Em três corridas, obteve duas vitórias e um segundo lugar, nesta última, sendo superado por Diogo Moreira nos momentos finais, que venceu com uma vantagem de apenas dois centésimos. Já o piloto da equipe Estrela Gallicia 0,0 by Alex Barros, que levou a melhor na corrida passada, busca diminuir a vantagem do líder, que está 12 pontos à frente.
Acompanhando essa briga pela ponta, Indy Muñoz vem na terceira posição. A piloto – que acelerou forte na última temporada da Copa Ninja 300 e faturou a terceira colocação no campeonato – vem mostrando que tem habilidade de sobra para se manter nas primeiras posições, mesmo que ainda não tenha conseguido igualar as marcas dos ponteiros.
“A SuperStreet veio para aumentar ainda mais o nível dos pilotos. Com a chegada de novas equipes e novas motos, a disputa está mais intensa e acompanhar os pilotos da ponta está bem difícil, pois a variedade de marcas e preparações nas motos fazem muita diferença. Estamos trabalhando na moto para melhorar e baixar o tempo”, revela a piloto, radicada em Brasília e que treina no Autódromo de Interlagos apenas durante as etapas do SuperBike Brasil.
Porém, Indy já mostrou do que é capaz. Na 2ª etapa, ganhou mais de 20 posições durante a corrida e garantiu um lugar no pódio.
“Tive a oportunidade de correr com uma [Yamaha YZF] R3 e gostei muito. Larguei na 28ª posição, por não ter feito o [treino] classificatório, e terminei a corrida em terceiro, somente atrás dos Kawakami que têm apoio de fábrica. Foi uma corrida fantástica”, conta.
A 4ª etapa do SuperBike Brasil está se aproximando e a disputa pela primeiras posições da SuperStreet promete novas emoções. A rodada será realizada no dia 17 de julho, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.
Assista o #FalaPiloto com Diogo Moreira (#20), que venceu a 3ª etapa da categoria SuperStreet:
Confira os 10 primeiros colocados da categoria SuperSteet com três rodadas realizadas:
1º – Eliton Kawakami (#27), da Playstation Yamaha – 71 pontos
2º – Diogo Moreira (#20), da Estrela Gallicia 0,0 by Alex Barros – 59 pontos
3º – Indiana Muñoz Gomes (#199), da Castrol Racing – 32 pontos
4º – Marco Antonio Reis (#3), da Moretti Racing Team – 22 pontos
5º – Rafael Gomes Traldi (#128), da Motonil Motors – 22 pontos
6º – Meikon Kawakami (#83), da Playstation Yamaha – 21 pontos
7º – Humberto Turquinho Jr (#12), da Estrela Gallicia 0,0 by Alex Barros – 20 pontos
8º – Sarah Conessa de Moura (#5), da Cerciari Racing School – 19 pontos
9º – Niko Ramos (#822), da Tecfil Racing Team – 16 pontos
10º – Kleber Santos (#213), da Girão Racing – 14 pontos