No ano de estreia da SuperStreet – categoria multimarcas com motos de 300cc – no SuperBike Brasil, Eliton Kawakami (#27), da Playstation Yamaha, foi o grande campeão. O jovem talento protagonizou um belíssimo embate com seu irmão e companheiro de equipe, Meikon Kawakami, ao longo de todo o ano e acabou levando a melhor no acumulado dos resultados. No comando de sua Yamaha YZF-R3, o garoto, natural da capital paulista, participou de todas as etapas e obteve três vitórias, cincos segundos e um sexto lugares – este último, largando do final de grid com mais de 20 motos.
Com uma campanha bastante consistente, um dos poucos adversários capazes de vencê-lo na pista foi Meikon. E isso se repetiu por cinco vezes, com seu irmão recebendo a bandeirada em primeiro e Eliton, logo atrás, com o segundo lugar no pódio. Porém, a regularidade fez a diferença. O futuro campeão participou e pontuou em todas as corridas. Enquanto isso, Meikon ficou de fora em duas provas, o que lhe tirou pontos importantes e a chance de conquistar o título.
“O ano já começou bem, pois tive uma fácil adaptação à Yamaha R3. Mas depois disso não tive vida fácil. O meu irmão estava muito bem e deixou as corridas bastante disputadas, além, é claro, dos demais pilotos”, conta Eliton.
E a trajetória desta primeira temporada da SuperStreet foi marcada pelas grandes disputas na pista e por tempos centesimais. A maior parte das vitórias foi definida por um piscar de olhos. Na abertura do campeonato, Eliton venceu por 34 centésimos. Na segunda corrida, esse número caiu para 31 centésimos. Já o duelo mais intenso foi o da quarta rodada, quando Meikon venceu seu irmão por 28 centésimos. E assim se seguiu até o final das nove etapas. Na última e decisiva rodada, apenas os dois irmãos disputavam o título da categoria.
“Me esforcei muito no classificatório para conseguir uma boa posição no grid e obtive a pole position. Na corrida foi a vez de dar tudo para abrir vantagem sobre os demais adversários e, por fim, cruzar a linha de chegada em segundo e conquistar o campeonato Brasileiro da SuperStreet. Estou extremamente feliz pelo ano que tive. Agradeço à minha família, meus amigos, minha equipe, em especial ao Alan Douglas e a todos os meus patrocinadores”, declarou Eliton.
Confira abaixo a classificação final da categoria SuperStreet na temporada 2016:
1º – Eliton Kawakami (#27), da Playstation Yamaha – 188 pontos
2º – Meikon Kawakami (#83), da Playstation Yamaha – 170 pontos
3º – Diogo Moreira (#20), da Estrela Gallicia 0,0 by Alex Barros – 103 pontos
4º – Rafael Gomes Traldi (#128), da Motonil Motors – 71 pontos
5º – Indiana Muñoz Gomes (#199), da Castrol Racing – 69 pontos
6º – Humberto Turquinho Jr (#12), da Pitico Race Team – 48 pontos
7º – Bruno Cesar Borges (#51), da TecFil Racing Team – 45 pontos
8º – Sarah Conessa de Moura (#35), da Cerciari Racing School – 43 pontos
9º – Niko Ramos (#822), da Tecfil Racing Team – 42 pontos
10º – Rafael Rosa (#45), da Arthur Racing/Vipal/SOS Vida – 35 pontos