A temporada 2016 do SuperBike Brasil começou disputadíssima na categoria-escola Honda Junior Cup. A garotada – que promete formar uma nova geração de talentos no motociclismo nacional – acelerou forte suas motos Honda CG Titan 160 cilindradas, especialmente carenadas, nas duas primeiras etapas e fechou marcas cada vez melhores. Os ponteiros diminuíram exatamente em um minuto o tempo final de prova. Ou seja, foram, em média, sete segundos e meio mais rápidos por volta.
E a briga pela ponta no campeonato segue neste mesmo ritmo intenso. Apenas dois pontos separam o líder do terceiro colocado e dois pilotos estão empatados na frente. Lincoln Lima Melo (#29), que venceu a última prova, sustenta a primeira colocação com 41 pontos. Já Nicolas Cenedesi (#525), que ainda não teve o gostinho da vitória neste ano, segue logo atrás – devido aos critérios de desempate – com a mesma pontuação. O piloto foi duas vezes segundo colocado e somou um ponto adicional por ter feito uma pole position.
Acompanhando bem de perto os líderes, Léo Marin (#46) ocupa o terceiro lugar na tabela com 39 pontos. Ele venceu a primeira etapa, mas acabou perdendo posições por ficar apenas em quarto na corrida seguinte. Um pouco mais distante em número de pontos, porém, acompanhando o mesmo ritmo dos ponteiros na pista, Leopoldo Manella (#53) vem na quarta colocação da tabela com 27 pontos.
Para a próxima etapa do SuperBike Brasil, que será realizada no dia 17 de julho, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, há grandes chances de a categoria Honda Junior Cup encerrar a prova com um novo líder no campeonato. Isso porque,Japanese Teapots Wholesale Japanese Tea Cups Silver Amber Earrings até agora, nenhum piloto conseguiu se consolidar na ponta e, principalmente, pelo fato de a definição dos vencedores terem saído apenas nos metros finais. Na prova de abertura, Léo Marin levou a melhor por apenas nove centésimos. Na corrida seguinte, a disputa foi ainda mais acirrada. Ao todo, três pilotos cruzaram a linha de chegada praticamente lado a lado e Lincoln faturou o lugar mais alto do pódio com uma margem de sete centésimos.
“Foi uma corrida muito disputada, com os quatro pilotos revezando a liderança. Eu busquei a primeira colocação. Acabei errando algumas entradas de curva, na hora da frenagem, mas acabei levando a vitória”, comentou Lincoln, durante a entrevista coletiva, após receber o troféu.
Nicolas Cenedesi, que perdeu a vitória nos momentos finais, não se mostrou abalado e comemorou a segunda colocação:
“Foi uma corrida muito emocionante. Tiveram muitos ‘pegas’. Fiquei em primeiro, segundo, cai para quarto. Consegui entrar em primeiro na curva da Junção [na volta final], mas o Lincoln acabou pegando meu vácuo e conseguiu me ultrapassar. Mas mesmo assim tá valendo. Gostei de ficar em segundo”, disse Cenedesi na coletiva.
Já Léo Manella lamentou ter ficado um pouco para trás devido à presença de retardatários:
“Essa terceira colocação é fruto de muita vontade, fé e de muita dedicação. A corrida foi intensa, a briga foi demais, mas acabei sendo atrapalhado por um retardatário e acabei ficando para trás. Na próxima etapa vamos com tudo pra Interlagos”, publicou Leopoldo Manella em sua conta oficial do Facebook.
Outro piloto que acabou perdendo posições nos momentos finais da corrida foi Léo Marin, que encerrou a prova em quarto.
“A chegada foi legal. O que me fez perder muitas posições foram os retardatários. Peguei dois deles e tive que frear muito antes da curva. Os [adversários] que estavam atrás de mim vieram no meu vácuo e conseguiram me passar, abriram na reta e eu não consegui mais buscar”, disse Marin.
Assista entrevista feita após a corrida da Junior Cup, realizada dia 12 de junho pela 3ª do SuperBike Brasil:
Confira abaixo a classificação da Honda Junior Cup após duas rodadas realizadas:
1º – Lincoln Lima Melo (#29) – 41 pontos
2º – Nicolas Cenedesi (#525) – 41pontos
3º – Léo Marin (#46) – 39 pontos
4º – Leopoldo Manella (#53) – 27 pontos
5º – Alexandre Gonzalez (#89) – 22 pontos
6º – Mario Salles (#42) – 16 pontos
7º – Lucas Alvarenga (#5) – 15 pontos
8º – João Arratia (#26) – 13 pontos
9º – Bruno Gonzalez (#98) – 10 pontos
10º – Felipe Macan (#2) – 10 pontos