João Henrique Fascineli (#13) subiu pela primeira vez ao pódio no SuperBike Brasil. O feito, alcançado na 6ª etapa da temporada, em Goiânia, deixou o jovem piloto da Honda Junior Cup contente e ainda mais empolgado para as últimas corridas de 2018.
O #13, que cola no pai João Ricardo para correr no SBK pelo primeiro ano, teve bastante influência de seu progenitor para desenvolver a paixão por motociclismo. Agora, em contato com pilotos e equipes do maior campeonato de motovelocidade das Américas, inspira-se principalmente em Eric Granado (#51), da categoria principal.
“Ele é minha maior inspiração, mas tem outros pilotos também. Pretendo chegar aonde ele e os outros se encontram”, ambiciona o menino, aos 13 anos de idade.
O apreço por estar sobre duas rodas veio logo cedo. Primeiro, uma minimoto de presente. Depois, trilhas lado a lado ao pai e a ideia de acelerar nos circuitos asfaltados.
“Tudo começou quando meu pai me deu uma minimoto, e foi aí que surgiu a paixão pela moto e pelo motociclismo. Depois disso, eu e meu pai fazíamos trilhas. Daí veio a vontade de correr na motovelocidade, no SuperBike”, afirma o piloto.
Em seu primeiro ano no SBK, Fascineli chegou pela primeira vez ao pódio. Na 6ª etapa do campeonato, realizada no dia 16 de setembro em Goiânia, ele foi o quarto mais rápido do grid a cruzar a linha de chegada.
“Fiquei muito feliz, contente. Estou treinando muito para isso. Buscava esse resultado fazia tempo”, diz João Henrique.
Para participar do torneio, o adolescente tem uma rotina especial em que mantém o condicionamento físico em dia, além de, aos finais de semana, acelerar bastante.
“Estou treinando todos os finais de semana na motovelocidade. Para auxiliar, ando todos os dias de bicicleta. Eu gosto de andar de bike, mas é para fazer atividade física também”, conclui.
Atualmente, João Henrique Fascineli ocupa a oitava posição na classificação geral da Honda Junior Cup. O piloto chegou ao pódio (quarta colocação) em uma das seis corridas do ano.