Mauro Thomassini (#5), da equipe Motom, foi o mais rápido nos treinos classificatórios realizados neste sábado (13) e largará na pole na Copa Pirelli, prova disputada neste domingo (14), no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, e que dá início a temporada 2016 do SuperBike Brasil.
Quase como um azarão, Thomassini deslanchou nos momentos finais dos treinos classificatórios. Nas sessões iniciais, o piloto somou apenas um quinto e dois terceiros lugares. Todas as apostas indicavam que Diego Pretel (#88) ou Bruno Corano (#34), da Mobil Monster Energy Kawasaki SuperBike Team ficariam com a primeira colocação no grid de largada.
Na SuperPole, Thomassini mudou os rumos dessa disputa. Ainda na SuperPole 2, o piloto logo ao entrar na pista, em sua única volta rápida realizada na sessão, cravou a marca de 1m41s275 e ficou temporariamente com a liderança. Pretel teve que acelerar muito sua BMW S1000RR para, em última tentativa, conseguir emplacar o tempo de 1m41s257, e com isso recuperar posição. Porém, na SuperPole 3, a última etapa que define a composição do grid de largada, Thomassini voou baixo novamente. Assim como na S2, o piloto fez a volta rápida logo na primeira tentativa, e, desta vez, foi insuperável. A marca de 1m40s768 deu, e com folga, a primeira posição ao piloto da equipe Motom.
Já Pretel, que liderou todas as sessões classificatórias anteriores, amargurou a perda da posição nos últimos instantes. O piloto fechou 1m41s178 e larga em segundo. Corano ficou com a terceira posição. Porém, não foi nada fácil segurá-la. Massao Nishimoto (#41), da equipe Dynels Racing Team, chegou a roubar a colocação no grid temporariamente com sua volta de 1m41s810, mas acabou perdendo-a para Corano, que encerrou a SuperPole com a marca de 1m41s353. Enquanto isso, a quinta posição no grid ficou com Marcelo Skaf (#177), da equipe Motoschool Racing Team.
Nas primeiras 10 posições do grid de largada, apenas três pilotos não pertencem a categoria Pro. Jeferson Marchesin Friche (#6), da HG Motos Racing, que largará em oitavo, foi o mais rápido entre o que disputam a Pro Amador. Já as duas posições seguintes ficaram com pilotos da SuperBike Light – Fabio Nallin (#47), da equipe Misano, em nono e Alexander Borges (#44), da equipe BM Private Team, em décimo.
Confira a lista com os 10 primeiros colocados:
1º – Mauro Thomassini (#5), da equipe Motom (P)
2º – Diego Pretel (#88) (P)
3º – Bruno Corano (#34), da Mobil Monster Energy Kawasaki SuperBike Team (P)
4º – Massao Nishimoto (#41), da Dynels Racing Team (P)
5º – Marcelo Skaf (#177), da Motoschool Racing Team (P)
6º – Daniel G. Mendonça (#8), da Solo Moto (P)
7º – Irineu Trudes (#72), da Viana Racing (P)
8º – Jeferson Marchesin Friche (#6), da HG Motos Racing (PA)
9º – Fabio Nallin (#47), da equipe Misano (L)
10º – Alexander Borges (#44), da equipe BM Private Team (L)
Este resultado é extraoficial e está sujeito a verificações técnicas.