O Autódromo de Interlagos é conhecido em todo o mundo, mas será que você sabe o significado do nome das curvas, por exemplo?
Na construção do Autódromo de Interlagos, que recebe a quarta etapa do SuperBike Brasil 2015 nos dias 29 e 30 de agosto, foram utilizados aproximadamente 7.200m³ de pedra, 435 toneladas de asfalto, 135 km de arame farpado, 800m de tubo de concreto para drenagem, 470m³ de madeira, com remoção de mais de 500 mil m³ de terra.
O circuito, que receberá os melhores pilotos do Brasil este final de semana, possui atualmente 4.309 metros de extensão. Originalmente, a pista contava com 7.823 metros, mas foi completamente redesenhada em 1990, quando o Autódromo completou 50 anos.
A abertura oficial de Interlagos aconteceu em 12 de maio de 1940, com a realização de duas provas, uma de moto, com trajeto de 96 km (12 voltas), e outra de carros, o Grande Prêmio São Paulo, com 200 km (25 voltas). O vencedor da prova em duas rodas foi Hans Ravache diante de 15 mil espectadores.
São 11 curvas, com a largura da pista variando de 12 a 15 metros. E o significado dos nomes de todas essas retas e curvas pelas quais os melhores pilotos da motovelocidade do Brasil vão acelerar e frear forte no próximo final de semana, você sabe?
A Reta dos Boxes, por exemplo, foi batizada com o nome de Emerson Fittipaldi, em homenagem ao piloto bicampeão da Fórmula 1. Ele foi o primeiro piloto a vencer uma prova oficial da categoria no circuito paulista.
Depois de uma reforma realizada no ano de 1989, o Autódromo ganhou uma curva em forma de ‘S’, após a Reta dos Boxes. O piloto Ayrton Senna foi o idealizador do desenho da curva, que como forma de homenagem passou a se chamar ‘S do Senna’. A Reta Oposta nada mais é que um trecho no sentido oposto da Reta dos Boxes.
A ‘Curva do Lago’ recebeu esse nome por ser a curva mais próxima ao lago localizado dentro do Autódromo. Já a ‘Laranjinha’, por ser uma curva cega, os pilotos inexperientes de antigamente erravam ao tentar contornar este trecho da pista, então estes pilotos eram chamados de ‘laranjas’ e acabaram batizando a curva.
Você conhece bem a Curva do Café? Devido ao longo traçado antigo do Autódromo de Interlagos, os fotógrafos, repórteres e cinegrafistas que ficavam localizados na curva conseguiam até um tempo para tomar um café, até os carros passarem novamente pela curva, daí o nome.
A famosa curva do Pinheirinho possui esse nome, pois havia um pinheiro na área de escape desta curva e esta árvore servia de ‘muro’ para alguns pilotos. Hoje, em vez do pinheiro, próximo ao local da curva existe uma pequena palmeira em referência à árvore da época.
Existem também aquelas curvas com nomes bastante óbvios, como é o caso da curva da Ferradura (tem o formato de uma ferradura), Bico de Pato (possui o formato parecido com o da ‘boca’ da ave), a curva do Mergulho (pois quem a contorna em alta velocidade, tem a sensação de estar realmente mergulhando no asfalto) e a Junção (une a parte antiga à parte nova da pista). Já no traçado antigo, a Curva do Sol era contornada no sentido oposto de hoje, fazendo com que raios solares atrapalhassem a visão do piloto, por isso o nome.
Gostou? O SuperBike Brasil espera você para viver as emoções do maior campeonato de motovelocidade das Américas nos dias 29 (treinos classificatórios) e 30 (corrida)!
O SuperBike Brasil tem patrocínio Silver: Honda, Pirelli, Mobil e Yamaha. Bronze Premium: Kawasaki, Ducati e MotoSchool. Bronze: Shark, Diafrag, Alpinestars e Tutto Moto.
SERVIÇO
4ª etapa SuperBike Brasil
29 e 30 de agosto
Autódromo de Interlagos
Av. Sen. Teotônio Vilela, 261, São Paulo – SP
Ingressos Pontos de Venda: https://superbike.com.br/?p=13030
Ingressos Internet: http://www.ticketfacil.com.br/superbike-4-etapa-sao-paulo
Credenciamento Imprensa: http://goo.gl/forms/Z1Pqu2zxYP
Informações Adicionais:Tel.: 11 5524-5684 ou info@SuperBike.com.br
Acesse SuperBike.com.br
Assista no YouTube YouTube.com/SuperBikeBrasil
Curta no Facebook Facebook.com/SuperBikeOficial
Siga no Instagram Instagram.com/SuperBikeBrasil
Compartilhe no Twitter Twitter.com/SuperBikeBrasil