A pré-temporada do SuperBike Brasil mostrou algumas novidades para a disputa do campeonato deste ano. A dança das cadeiras rolou solta e diversos pilotos optaram por migrar de categoria. A principal mudança foi para a SuperSport Pro Amador. Ao menos quatro pilotos passam a integrá-la. Diego Viveros (#231), da equipe Tecfil Racing Team, é o principal destaque. Após levar o título de campeão da Copa Kawasaki Ninja 600 na temporada passada de forma antecipada, o piloto disputou algumas provas na SuperSport, ainda em 2015, e neste ano assume de vez a nova categoria.
Mais dois pilotos deixaram a Ninja 600 e traçaram o mesmo caminho de Viveros. Luis Ferraz (#13), da Tecfil Racing Team – que levou o terceiro lugar em 2015 –, e Raphael Arcari Brito (#96), da Viana Racing – 6º na temporada passada – agora brigam pelas primeiras posições da SuperSport Pro Amador. Outro piloto que passa a integrar a categoria é Lucas Dezeró (#7), da equipe Alemão Pneus. Atual campeão da Copa CBR 500R, Dezeró visa repetir os bons resultados agora com uma moto de 600 cilindradas.
Mas a categoria não teve somente perdas. Felipe Diniz “Bolinha” (#121), da equipe MotoSchool Racing Team, trocou a Ninja 300 Light pela versão da Kawasaki com maior motorização. Enquanto isso, Fernando Santos (#234), da Tecfil Racing Team, campeão da Ninja 300 Light agora tenta o título na categoria Pro.
Na SuperBike Pro, a novidade é a participação de Irineu Trudes Jr Juninho (#72), da equipe Viana Racing, que deixou a categoria SuperSport.
E para completar o quadro de mudanças, dois jovens pilotos que fizeram bonito na categoria-escola Honda Junior Cup em 2015 agora disputam da Copa Honda CBR500R Light Junior. Gabriel Favero (#271), da equipe Alemão Pneus, e Rafael Rigueiro (#52) prometem repetir as emocionantes brigas por posições protagonizadas na temporada passada.