Fernando Santos toma a ponta nos metros finais e vence a 1ª etapa da Ninja 300
A definição do vencedor da 1ª etapa da Copa Kawasaki Ninja 300 saiu apenas nos últimos segundos da prova realizada no Autódromo de Interlagos, na tarde deste domingo (10). E Fernando Santos (#234), piloto da equipe Tecfil Racing Team, acabou ficando com o lugar mais alto do pódio.
Em uma corrida marcada pela paridade entre os adversários, ninguém ousaria arriscar quem seria o vencedor desta disputa. Seis pilotos formaram um pelotão que se desgarrou dos demais adversários, e revezaram a liderança praticamente curva a curva na maior parte da prova. Fernando Santos, que largou em quarto, logo assumiu a vice-liderança, atrás somente de Indiana Muñoz Gomes (#199), da Mobil Ituran Racing. Ela liderou a prova até a quinta volta, quando perdeu a frente de sua moto na curva do Pinheirinho e acabou indo para chão.
Assim, a disputa pela liderança ficou entre Fernando Santos, Mauricio Venhoven Sagui (#117), da Cerciari Racing School, Sandro Paganelli (#64), da Paganelli Racing, Niko Ramos (#822), da Tecfil Racing Team e Marco Antonio Reis (#3), da Moretti Racing Team. Os cinco revezaram posições ao longo da segunda metade da prova e entraram para a volta final com a definição do pódio ainda totalmente indefinida.
Niko Ramos conseguiu tomar a ponta e entrar na reta dos boxes em primeiro. Porém, a distância para os adversários estava na casa dos milésimos e qualquer um poderia ser o vencedor. Por uma vantagem de apenas 24 milésimos, Fernando Santos recebeu a bandeira quadriculada em primeiro. Mauricio Sagui ficou com a segunda posição, logo à frente de Sandro Paganelli, em terceiro. Niko Ramos, que estava com uma mão na taça, terminou a prova em quarto, seguido por Marco Antônio Reis em quinto.
Pela categoria Copa Kawasaki Ninja 300 Light, o vencedor foi Jeferson Souza (#707), da equipe Rodas Mil Competições – o sétimo no geral. Derick Rene Litano Filipini (#227), da Castrol Team, foi o segundo a cruzar a linha de chegada, logo à frente de Ricardo Castilho (#71), da Tecfil Racing, em terceiro. Bruno Ribeiro (#169), da HG Motos Racing, garantiu a quarta posição, seguido por Herton Bomer (#114), da Duda Racing Team, em quinto.