‘Minha expectativa é de ser campeão neste ano’, afirma Guto Figueiredo
Os percalços no caminho de Guto Figueiredo (#18), da equipe KT5/A2/Passaredo, nesse início de temporada, parecem não ter abalado a sua autoconfiança. “Minha expectativa é de ser campeão neste ano”, afirma o piloto que foi penalizado em 20 segundos – acrescidos ao tempo final de prova – por queima de relargada durante a 1ª Etapa do SuperBike Brasil. Com as consequências desta infração, que Guto afirma não ter cometido, o piloto perdeu a vice-liderança da prova, posição em que cruzou a linha de chegada, e ficou apenas com o 11º lugar no quadro geral e 6º na categoria SuperBike Light Pro.
Mas apesar deste tropeço inicial, Guto Figueiredo já mostrou a que veio na temporada 2016 do SuperBike Brasil. Sem participar da Copa Pirelli, o piloto acelerou forte na primeira etapa da competição e ficou todo o tempo entre os ponteiros. E este resultado na pista já era de se esperar. Em 2015, Guto se consolidou na vice-liderança do campeonato. Apesar de não ter conquistado nenhuma vitória, foi consistente e fechou dois segundos lugares e três terceiros nas oito etapas disputadas. Guto fez 149 pontos e garantiu a segunda posição no ranking final na categoria SuperBike Light.
Essa classificação só não foi melhor devido à participação de Juracy Rodrigues “Black” (#560), da equipe Black Day Racing Team. O piloto, que além de competir é instrutor de pilotagem, venceu seis corridas e não deu chances aos adversários na briga pelo título. Nesta temporada, com a mudança de Black para a categoria SuperBike Pro Estreante, abriu-se espaço para Guto disputar a ponta.
Neste final de semana, na 2ª Etapa do SuperBike Brasil, realizada no Autódromo de Interlagos, o piloto da equipe Passaredo promete recuperar os pontos perdidos e lutar pela liderança da categoria. Uma possível vitória de Guto Figueiredo já o colocado entre os ponteiros na tabela. Para isso, o piloto brigará na pista por posições e também contra seu próprio corpo, que ainda sofre com as dores de uma lesão no ombro esquerdo. Desde a temporada passada, Guto mantém um tratamento com medicamentos e infiltrações para reduzir a dor e conseguir acelerar na pista. Nesta etapa, assim como nas próximas, o piloto afirma que terá condições de manter um ritmo intenso. Isso porque, segundo ele, a pista de Interlagos o favorece por ter a maioria das suas curvas posicionadas no sentido anti-horário, o que evita o efeito da pressão no seu ombro esquerdo.