O maior ícone da motovelocidade brasileira, Alex Barros, marcou sua participação na temporada 2016 do SuperBike Brasil como chefe de equipe e também dentro das pistas como piloto. O consagrado competidor, que representou o país por diversos anos no MotoGP e posteriormente no Mundial de SuperBike, guiou jovens revelações da equipe Team Estrella Galicia 0,0 – nas categorias SuperStreet e Copa Honda CBR 500R – e também pilotos experiente no time da BMW Motorrad na categoria SuperBike.
Mas foi dentro das pistas que Alex Barros roubou a cena quando decidiu fazer aquilo que lhe consagrou para o mundo: acelerar forte nas provas de motovelocidade. Alex, aos 46 anos, vestiu o macacão e participou da grande final do SuperBike Brasil, realizada no início de dezembro, no Autódromo de Interlagos em São Paulo (SP). E o veterano, já há quase uma década afastado das competições mundiais, fez bonito e deixou seus adversários vinte anos mais novos para trás. Na primeira bateria, obteve a vice-liderança da corrida, e na segunda, faturou a vitória.
“Eu fiquei muito feliz em poder disputar as duas corridas. Me senti muito bem em cima da moto. Foram provas realmente boas e eu pude brigar pela vitória nas duas. Também fiquei feliz de ver o ótimo nível dos pilotos na disputa. A decisão de participar foi um pouco emocional – pela minha vontade e felicidade de guiar novamente – e também para prestigiar meus patrocinadores, parceiros e fãs. Além disso, foi uma decisão para ajudar no acerto da moto, já que Diego Pierluigi estava machucado”, comentou Alex.
Já no papel de chefe de equipe, Alex Barros destacou que a temporada foi bastante positiva para os seus dois times.
“Apesar de não estarmos tão competitivos na primeira metade do ano na categoria principal, a chegada de Diego Pierluigi trouxe novo ânimo. Ele participou de seis corridas e venceu três vezes consecutivas. A equipe BMW Motorrad foi a equipe que mais venceu na reta final, faturando quatro vitórias, e assim obtivemos uma boa base de preparação para 2017”, ressaltou Alex.
Enquanto isso, pela Copa Honda CBR 500R, a Team Estrella Galicia conquistou o segundo e o terceiro lugares no campeonato já em seu ano de estreia na competição, lembrou Alex. E os números seguiram positivos: seis vitórias dentre as nove etapas disputadas. “Fomos o time com maior número de vitórias no ano na categoria”, completou o chefe de equipe. Por fim, na SuperStreet os resultados acompanharam este bom desempenho. “Mesmo com pilotos mais jovens, alcançamos o terceiro lugar na classificação. O saldo de 2016 é positivo, sem dúvida”, concluiu.
E para 2017, Alex Barros já adianta que suas equipes virão fortalecidas e que o principal objetivo será a conquista do título Brasileiro na categoria de elite do SuperBike Brasil.
“Já estamos trabalhando e pensando na temporada do ano que vem. Estamos finalizando projetos e nos organizando para começarmos com tudo a temporada 2017. O nosso objetivo principal é estarmos bastante competitivos e brigarmos pelo título na categoria SBK Pro. Além disso, seguiremos dando especial atenção ao nosso projeto de formação de pilotos, contribuindo com a carreira de jovens talentos do motociclismo brasileiro”, conclui Alex.