A Kawasaki ZX-6R 636 passa a ser homologada para competir na SuperSport dentro do SuperBike Brasil na temporada 2017. A liberação vale nesta segunda Etapa, marcada para o dia 28 de maio. Até a temporada passada, apenas as motos de 600cc eram liberadas para a disputa desta categoria.
Embora larguem todas no mesmo grid, a SuperSport já conta com uma divisão: A SuperSport geral e a SuperSport Pro. Basicamente, a separação acontece entre a 600cc e a Ducati 959, recém homologada. A Ducati tem maior volume cubico, mas conta com apenas dois cilindros. Ainda assim, as motos não disputam em pé de igualdade. Por isso, dois pódios distintos foram criados.
As motos de 600cc estão com os dias contados em muitas partes do mundo. Todas as fabricas japonesas já acenaram com uma interrupção definitiva de fabricação. Isso faz com que os campeonatos procurem soluções para manter a existência da categoria até então chamada de SuperSport.
No Campeonato Mundial, a categoria Stock 600 foi encerrada há dois anos. Conversas de bastidores indicam que a SuperSport deve ser extinta ou virar uma categoria monomarca. No Brasil, a organização do SuperBike entende que a categoria passará por uma fase de transição.
Muitos perguntam as razões. Enquanto 100.000 unidades de motos de 1000cc são vendidas, as 600cc batem menos de 10% desta quantidade. Isso fez com que a manutenção das linhas de produção deixasse de ser viável. Para um usuário de rua, uma moto 600cc já é quase tão leve e com preço similar a uma 1.000cc, além de permitir o uso de diferentes mapas de potência, que a deixam mais fraca.
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