A Moretti Racing Team, equipe de motovelocidade do Rio de Janeiro, surgiu de uma parceria entre o chefe de equipe, Octavio Sereno, e a piloto Márcia Reis em junho de 2015. Além das conquistas nas pistas, o time ganhou notoriedade por atuar, ao longo dos últimos dois anos, em favor de uma divisão mais igualitária entre homens e mulheres no esporte. O resultado dessa iniciativa consolidou a Moretti como a equipe que mais promoveu pilotos femininas no país. O time acreditou no talento destas mulheres e deu oportunidade para mais de 20 delas, proporcionando a experiência de competição nos principais autódromos do Brasil.
“Na temporada 2017, a Moretti mantém nove pilotos na disputa do SuperBike Brasil, presentes nas categorias SuperBike Light, SuperSport, Copa Honda CBR 500R e Copa Kawasaki Ninja 300. Deste total, duas pilotos femininas integram o time: Maria Fernanda Rocha, #22, também conhecida como MaFe, e Anna Luisa Salles, #4, ambas na Copa Honda CBR 500R”, conta o chefe da equipe, Octavio Sereno, em entrevista ao SuperBike.
MaFe tem sido o grande destaque da Moretti Racing em 2017. A piloto venceu três etapas consecutivas e obteve a segunda colocação no pódio em outras três. Com os resultados, ela assegurou o título da categoria Feminina da Copa Honda CBR 500R por antecipação. Já na categoria Pro, MaFe encerrou a última prova em quarto e ocupa esta mesma posição no Brasileiro e o terceiro lugar no Paulista, onde está apenas atrás do atual bicampeão Brasileiro, Leonardo Tamburro (#53), e de Arthur Costa (#99), campeão do título estadual de 2016.
A #22 fez história em 2016 ao tornar-se a mais jovem piloto brasileira a disputar campeonatos nacionais em categorias acima de 300cc no ano passado. Maria Fernanda iniciou sua carreira nas pistas em 2014, na categoria-escola Honda Junior Cup, onde permaneceu por duas temporadas.
Enquanto isso, a novata Anna Salles marcou sua estreia em competições oficiais em junho deste ano. “A piloto cabo-friense, indicada para a equipe pelo projeto #vemprapistamulherada (desenvolvido por Márcia Reis), vem alcançando excelentes resultados. Em sua primeira temporada, Anna ocupa o quinto lugar nos três campeonatos – Brasileiro, Estadual e categoria Feminina. E o mais notável é sua rápida evolução. Até realizar sua estreia na motovelocidade, tinha participado apenas de Track Days e dois cursos de pilotagem”, relatou o comandante da Moretti.
A história de Octavio Sereno na motovelocidade iniciou em 2013, quando conheceu a futura campeã Samara Andrade. “Dois anos depois, ao fundar a Moretti, concentrei meus esforços para incentivar a entrada de mais mulheres na modalidade. O resultado deste trabalho ganhou força com as conquistas da Samara. A piloto paulista rompeu barreiras e se tornou a primeira mulher no Brasil a conquistar três títulos nacionais em categorias acima de 500cc”, contou. A piloto faturou o Campeonato Paulista, a Copa Pirelli e vice-campeonato Brasileiro, todos pela Copa Kawasaki Ninja 600, em 2016.
A equipe chega à Etapa final do SuperBike Brasil com um de seus pilotos, Marcos Senra, #67, ocupando a liderança do Campeonato Paulista na categoria SuperBike Light Master. Alexandre Franca, #82, está na vice-liderança do Brasileiro e do Paulista da Copa Honda CBR 500R Light. Maria Fernanda Rocha já garantiu o título da categoria feminina entre as motos de 500cc. O evento acontece no dia 26 de novembro a partir das 10h no Autódromo de Interlagos-SP. Não deixe de acompanhar as feras da Moretti Racing em ação. Compre o seu ingresso pelo site da Ticket Fácil.