Depois de um final de semana repleto de emoção e dúvidas em relação a quem levaria o título da categoria SuperBike Pro, Eric Granado, #151, da Honda Racing Team, sagrou-se campeão da temporada 2017. Ele e Alex Barros, #4, da Hibridos Club Alex Barros Racing, disputaram intensamente as duas baterias da rodada dupla para decidir quem sairia com o título.
O resultado foi igual em ambas as corridas. Eric ficou em primeiro lugar, Maximiliano Gerardo, #71, da JC Racing Team na segunda colocação e Barros em terceiro. Em ambas as baterias, Barros começou liderando a corrida e tentou administrar a vantagem, mas Eric estudou bem os adversários para assumir a ponta algumas voltas depois e abrir vantagem no final. As ultrapassagens foram de tirar o fôlego e levaram o ótimo público no Autódromo de Interlagos-SP à loucura.
“Foi uma corrida maravilhosa, na segunda bateria eu consegui fazer uma largada muito melhor do que a primeira corrida. Me mantive por um tempo na segunda colocação e consegui estudar o Alexandre, que estava indo muito rápido e, a partir da hora que eu vi que eu podia ultrapassar, eu assumi a liderança e imprimi um ritmo forte. O pneu tava bem desgastado no final e derrapando bastante, mas segurei e aguentei a pressão dos meus adversários. Eu não poderia terminar o ano melhor, vencendo todas as provas que eu corri no Brasil. Então, estou muito contente.”, afirmou o piloto da Honda Racing Team.
Depois de duas vitórias consecutivas neste domingo (26), Eric somou 239 pontos. Alex encerrou a temporada com 202 e o terceiro colocado, Diego Faustino, companheiro de Granado, finalizou com 145. Wesley Gutierrez, #15, da Kawasaki Racing Team ficou com a quarta posição, obtendo 143 pontos e seguido dele, aparece Diego Pierluigi, #4, da equipe de Barros, com 131.
O piloto Vitor Reis, #25, da Pitico Race Team, conseguiu uma recuperação fantástica nesta 8ª Etapa do SuperBike Brasil. Iniciando o final de semana em desvantagem na tabela, o piloto conseguiu alcançar o concorrente Rodrigo Dazzi, #146, da Castrol Team. Com uma dobradinha, o #25 derrubou a diferença de pontos e conseguiu conquistar o título brasileiro na temporada 2017 na SuperBike Light.
Largando na poleposition, Vitor administrou a vantagem com muita segurança para conquistar o campeonato. Dazzi perseguiu o título até o final, fechando a corrida em segundo lugar. A terceira posição ficou com o #181, Rodrigo de Giovanni, da Motonil Motors. Completaram o pódio Carlos Sakurai, #13, da Errera Racing e Victor Villaverde, #42, da Cerciari Racing.
Depois de uma ótima temporada na categoria Evolution, o piloto Bruno Corano, #34, confirmou o título brasileiro da categoria, encerrando 2017 com chave de ouro. Correndo pela Kawasaki Racing Team, ele venceu a disputa com o #177, Marcelo Skaf, da Motom, que venceu a primeira bateria nesta etapa decisiva. Com isso, Bruno consolidou a vantagem sobre o #11, Jean Vieira, da Paulinho SuperBikes, levando o título para casa.
Com o título de campeão brasileiro da categoria SuperSport garantido, o #28, Pedro Sampaio, conseguiu fechar a temporada 2017 do SuperBike Brasil com chave de ouro. O piloto não se contentou com a vitória do sábado (25) e também conquistou a primeira posição do grid neste domingo, aumentando ainda mais a sua vantagem na tabela.
Pedro administrou bem a poleposition, abrindo boa vantagem para o concorrente Lucas Torres, #77, da PKM Racing, que terminou a prova na segunda posição. O #53, Leonardo Tamburro, da Qatar Racing, fechou a corrida em terceiro. Com um desempenho espetacular, outro que espontou durante a corrida foi o #7, Lucas Dezeró, da Alemão Pneus. Ele fechou em quarto lugar enquanto Dudu Costa Neto, #117, da Castrol Team, fechou o grupo dos cinco primeiros.
A segunda bateria das categorias SuperBike/SuperSport Escola foi dominada por Agnaldo Schimitz. O #123 da Sulmerj-SC largou muito bem e assumiu a liderança logo nas primeiras voltas, administrando bem a vantagem sobre os adversário. O duelo foi bom com Tiago Crespo, #4, da Qatar Racing, que encerrou a prova na segunda posição.
Mas quem realmente soube administrar o resultado foi Rodrigo Tamani. O #66 da Pitico Race Team esteve consciente do resultado que precisava e, fechando na terceira posição, confirmou o título brasileiro da categoria SuperBike Escola. Completaram o pódio da prova Mauro Malato Lipe, #4, da Boi Racing e #9, Mauricio Laranjeira, da Colorado Doctor Racing. A dispurta ainda está sob judice.
Em uma prova de tirar o fôlego na Copa Honda CBR 500R, a vitória ficou com o piloto #20, Diogo Moreira, da Híbridos Alex Barros Racing Team. O piloto chegou na reta final de prova acompanhado por outros três competidores, mas deu uma ótima arrancada, superando o atual bicampeão brasileiro da categoria, Leonardo Tamburro, nos últimos metros da disputa. O #53 da Motoschool Racing chegou na segunda posição. Também estiveram no pódio os pilotos Arthur Costa, #99, da JC Racing, o #43, Ademilson Peixer, companheiro de equipe de Léo e #9, Marciano Santin, #9, da SantiRacing.
A corrida da Yamalube R3 Cup contou com muita emoção da primeira até a última volta. A vitória ficou com o piloto #19, Guilherme Brito, da Yamaha Racing, largou na poleposition e conseguiu impor um bom ritmo, abrindo vantagem para os concorrentes durante a corrida. O resultado premia uma boa temporada de Brito, que esteve bem durante o ano na Yamalube R3 Cup Stock. O experiente #58, Odair Delefrati, da PSBK/Ventania, chegou na segunda posição geral. O terceiro lugar ficou com o #260, Matheus Barbosa, da Motonil Motors/UsatecBSB.
A disputa na Copa Kawasaki Ninja 300 seguiu o nível de toda a temporada 2017 do SuperBike Brasil. Em uma corrida sensacional, o piloto #260, Matheus Barbosa, conseguiu abrir vantagem sobre o #234, Fernando Santos, apenas nos momentos finais. Os pegas entre os dois foram sensacionais durante toda a prova, mas na penúltima volta o piloto da Motonil Motors/UsatecBSB conseguiu vantagem sobre o concorrente da TecFil Racing.
O segundo pelotão também não ficou para trás, apresentando trocas constantes de posição até o último momento. O terceiro colocado da categoria Pro foi Rafael Rosa, da Vipal Pneus/Arthur Racing, que teve um grande duelo contra o #199, Kioman Muñoz, também da Motonil. O #92, Willians Sales Piui, da Piui Motosport, fechou o grupo dos cinco mais bem colocados.
Na última prova da Honda Junior Cup, categoria voltada para crianças e adolescentes, venceu a estratégia de Caique Lanna Menezes. Mesmo com a pista molhada, o #93 soube administrar bem a corrida, mantendo-se entre os primeiros colocados. Na reta final, o piloto arrancou de forma espetacular para conquistar a sua primeira e única vitória na temporada 2017.
Rubens Mesquita Barros #11 fechou em segundo, enquanto João Arratia #26 fechou em terceiro. Completaram o pódio João Vitor Carneiro, #13 (que havia largado na poleposition) e o #77, Theo Manna, que também conseguiu presença no pódio em Curitiba-PR na 6ª Etapa.