O fã de motovelocidade que acompanha as corridas do SuperBike Brasil certamente está acostumado a uma voz. Trata-se de Luiz Alexandre Eiras, locutor oficial do SBK e responsável por passar toda a emoção das corridas para o público nas arquibancadas ou para quem assiste às transmissões pela internet.
A tarefa de Alexandre não é fácil. A cada curva ou ultrapassagem, ele é o encarregado de contar os detalhes para os espectadores. Sempre atento às disputas na pista, o locutor narra desde a largada até o momento em que os pilotos sobem ao pódio.
“Meu papel é contar a história que os pilotos criam e constroem na pista”, resume o locutor.
A trajetória de Alexandre na locução começou em 2003, com eventos sociais. A partir de 2007, ele ingressou no segmento esportivo ao narrar corridas de autoroma. Nos anos seguintes, passou por eventos de supermoto, corridas de veloterra e motocross.
Foi em 2014 que Alexandre Eiras se tornou a voz das locuções do SuperBike. Desde então, já foram 43 etapas, com um total de aproximadamente 320 corridas, 3.600 voltas, mil pódios e 5 mil chamados de pilotos para receber os troféus.
“É um trabalho que eu desenvolvo desde 2014. Fui conhecendo os pilotos e entendendo a dinâmica do evento. Tudo isso faz parte do meu trabalho e é muito importante para que eu possa realizar um bom trabalho para a narração e envolvimento com o público”, explicou o narrador.
“Nas etapas, tento dividir as tarefas. Me preocupo com o internauta acompanhando as corridas de casa, mas ao mesmo tempo muito atento para comunicar o pessoal que está na arquibancada, para que eles entendam e saibam exatamente o que está acontecendo na pista. Para que o publico, até aquele que não é tão ligado ao esporte, consiga se familiarizar e entender o que está acontecendo”, acrescentou.
Mas engana-se quem pensa que o trabalho de Alexandre se resume ao dia das corridas. Ele conta que procura entender, durante os treinos e atividades que antecedem a disputa no grid, a dinâmica de cada piloto e equipe.
“Busco ter contato com os pilotos, acompanhar os treinos, as disputas e entender. Na semana da etapa, faço um estudo do campeonato, assisto às corridas anteriores para que isso possa me servir de ferramenta, ver o que eu errei, o que mudou. Faço o máximo possível para que cada vez eu fique mais próximo dos pilotos e das equipes e consiga trazer todas a s informações. Toda informação é importante para a história que eu vou contar”, finalizou.
Além da locução no SuperBike Brasil, Alexandre Eiras é formado em educação física e pedagogia. Ele segue atuando também com eventos corporativos e sociais.