A organização do SuperBike Brasil se reuniu com as principais equipes da categoria madrinha para reformular o regulamento técnico para a temporada 2019. O encontro em São Paulo, liderado por Bruno Corano, idealizador do SBK, contou com a presença de membros da Honda, BMW, Yamaha, Pirelli, Kawasaki, Paulinho SportPlus e Tecfil e discutiu melhorias no regimento para o próximo ano.
Dentre os temas de interesse das equipes e pilotos do maior campeonato de motovelocidade das Américas, um avanço no regulamento da categoria SuperBike foi definido na reunião: a partir de 2019, exclusivamente as motos do grid principal passarão por uma vistoria mais rigorosa, não se limitando somente ao uso do dinamômetro. Além dos testes no aparelho, elas serão sujeitadas a intervenções físicas e checagens dos motores.
A mudança prevista para o campeonato de 2019 da categoria principal é para vistoriar com maior rigor a restrição de potência em 200 cavalos, principal alteração para o torneio do SBK Brasil em 2018 – até 2017, a preparação era livre e com potência ilimitada.
“O avanço vem sendo constante no regulamento técnico. A restrição de potência para 200 cavalos se mostrou um acerto, já que a maior parte das motos originais produz próximo disso. Então as equipes não tiveram que gastar com preparação de motor, que é o item mais caro e queremos evitar. Agora a gente entende que podemos partir para um novo estágio, onde as vistorias serão mais profundas”, avalia Bruno Corano.
Vale ressaltar que esta é uma tendência mundial na motovelocidade. O SuperBike Brasil, por ter parceira com outros campeonatos nacionais e mundiais, vem adotando os mesmos padrões e processos técnicos praticados nos principais eventos mundo afora, como por exemplo o Mundial de SuperBike e o campeonato britânico de SuperBike.
“A gente quer garantir mais igualdade de competição e total transparência, que os pilotos decidam quem é o vencedor no talento, e não na potência do motor. Ficando, é lógico, como complemento, a capacidade das equipes e seus engenheiros de acertar o equilíbrio da moto, geometria, suspensão e eletrônica, que continua com diversas permissões”, acrescenta Corano.
Além da equipe do SBK Brasil, estiveram presentes na reunião Pitico e Alan Douglas, da Yamaha, Carlão Lewis, da Tecfil, Paulinho SportPlus, Reinaldo Campos, da Honda, Daniel F., da Kawasaki, Luiz F., da Pirelli, e o piloto Alex Barros, representante da BMW.
O regulamento final será publicado até o dia 15 de janeiro de 2019, podendo ser consultado por pilotos e equipes. É importante frisar que para as outras categorias 1000cc nenhuma outra mudança está prevista e as inovações se restringem à SuperBike.
O calendário 2019 do SBK já foi definido. Pilotos e equipes retornam às pistas no dia 20 de janeiro para a realização da Copa Pirelli e 500 milhas, que habitualmente servem de pré-temporada para os competidores. A primeira etapa do campeonato será no dia 24 de março, em Interlagos (SP).