Pelo segundo ano consecutivo, Guto Figueiredo (#18), da equipe KT5/A2/Passaredo, garantiu o vice-campeonato da categoria SuperBike Light. O piloto da cidade de Ribeirão Preto (SP) estreou no SuperBike Brasil em 2015 e já em sua primeira temporada alcançou o segundo lugar no classificatório geral, atrás apenas de Juracy Rodrigues “Black” (#560), da Black Day Racing Team – piloto que, neste ano, avançou de nível e disputou a SuperBike Pro Estreante. Na temporada 2016, Guto manteve a vice-liderança da categoria e encerrou o campeonato atrás do capixaba Rodrigo Calmon Dazzi (#146), da Indus Giromoto Ello, uma das principais revelações da motovelocidade brasileira.
Na campanha deste ano, Guto confirmou sua permanência entre os mais rápidos da categoria com motos de 1.000 cm³ de cilindrada e faturou seis vezes um lugar no pódio, com uma vitória, dois segundos, dois terceiros e um quarto lugares. Além disso, cravou uma pole position e encerrou a temporada com apenas dois abandonos. No total, Guto somou 121 pontos. Na avaliação do piloto, os resultados foram bastante positivos, principalmente, considerando o fato de não ter tempo para treinar ao contrário de alguns de seus principais adversários.
“Foi um ano excelente para mim. É o meu segundo ano de experiência com a motovelocidade. No primeiro já fui vice-campeão e neste mantive a mesma posição. E eu sou uma pessoa que não tem tempo para se dedicar ao esporte. Tenho outras atividades e com isso não consigo treinar. Meu único contato é nos dias de treinos livres nas sextas-feiras. Então só vou pensar nas corridas e no campeonato na semana que antecede as etapas. Por isso sinto que foi um ano excelente. Se eu tivesse mais tempo e me dedicasse ao esporte certamente já teria ido para a Pro, pode ter certeza disso”, avalia o piloto.
Já com relação aos planos para a temporada de 2017, Guto desconversa. O piloto não confirma e nem exclui se irá continuar na SBK Light ou disputar outra categoria:
“Não sei ainda como as coisas vão acontecer. Mas talvez tenhamos novidades”, diz.
Confira abaixo a classificação final da categoria SuperBike Light na temporada 2016:
1º – Rodrigo Calmon Dazzi (#146), da Indus Giromoto Ello – 176 pontos
2º – Guto Figueiredo (#18), da KT5/A2/Passaredo – 121 pontos
3º – Cleberson Maicher “Alemão” (#17), da Black Day Racing Team – 97 pontos
4º – Marcos Migliorelli (#11), da Everson Racing – 96 pontos
5º – Felipe Comerlatto (#186), da Pro Racing Team – 91 pontos
6º – Fábio Martins (#12), da Albatroz System – 57 pontos
7º – Jean Vieira (#110), da Terror Racing– 56 pontos
8º – Dimitris Katsouropoulou (#131), da Tecfil Racing Team – 52 pontos
9º – Alexandre M. Fernandes (#111), da Pitico Race Team – 47 pontos
10º – Edson Luiz (#99), da Pitico Race Team – 37 pontos