O paranaense Marcos Ramalho (#9), da equipe Pitico Race Team, realizou uma temporada bastante sólida e faturou o título da categoria SuperBike Light Master. Aos 48 anos, o piloto da cidade de Marechal Cândido Rondon, localizada no extremo oeste do estado, iniciou o ano de 2016 entre os mais rápidos, porém, foi somente a partir da metade do calendário que despontou de vez na liderança.
Nas primeiras três provas, disputadas no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), o piloto se manteve – em todas – como o terceiro mais rápido. Os bons resultados vieram junto com um período de testes e aprendizados para o piloto. Antes da abertura da temporada 2016 do SuperBike Brasil, Marcos Ramalho nunca havia piloto uma moto no mais tradicional templo do motociclismo do país.
E o período de adaptação aos 4.309 metros do circuito foi bastante curto. Nas duas etapas seguintes, além de garantir as vitórias, faturou as respectivas poles. Encerrada a primeira metade do calendário, realizada em São Paulo, e partindo para o seu estado natal, Marcos Ramalho se consolidou na liderança da categoria Light Master. O piloto obteve um segundo lugar em Curitiba e, em seguida, comemorou a terceira vitória no campeonato conquistada em solo londrinense.
Muito próximo do título, Marcos Ramalho partiu para a rodada de Goiânia e lá teve seu pior resultado do ano. Com problemas nos pneus, encerrou a prova apenas na sétima posição. Ainda assim, faturou o campeonato com uma rodada de antecedência. E para consagrar as conquistas do ano, o piloto retornou a São Paulo para a grande final e fechou a temporada com um segundo lugar no pódio.
“Este foi o meu segundo ano correndo de moto e nunca antes tinha disputado uma prova de motovelocidade em Interlagos. Fiquei muito feliz pelo campeonato conquistado já que o nível da Light Master esteve bem alto, com três e, às vezes, até mesmo quatro pilotos andando entre os 10 mais rápidos da Light no geral”, comemora Ramalho.
Confira abaixo a classificação final da categoria SuperBike Light Master na temporada 2016:
1º – Marcos Ramalho (#9), da Pitico Race Team – 176 pontos
2º – Antonio Telvio (#5), da Qatar Racing Team Brasil– 153 pontos
3º – Marcos Senra (#67), da Moretti Racing Team– 109 pontos
4º – Nelson Oliveira (#145), da Os impossíveis – 92 pontos
5º – Michel Abboud (#8), da BH Racing – 90 pontos
6º – Guilherme de Oliveira Neto (#66), da Pro Racing Team – 82 pontos
7º – Sergio H. Hidani (#135), da Misano Racing– 67 pontos
8º – Rene Ferreira (#47), da Pro Racing Team – 47 pontos
9º – José Cunha (#133), da Misano Racing– 42 pontos
10º – Edson Errera (#86), da Errera Racing – 35 pontos