Viveiros segue na frente, mas já vê ameaça a liderança da SuperSport Pro Amador
O resultado da 4ª etapa do SuperBike Brasil – o maior campeonato de motovelocidade das Américas – diminuiu a distância entre os ponteiros da categoria SuperSport Pro Amador e deu um sabor especial à disputa da temporada 2016. Enquanto alguns pilotos estão em plena ascensão e galgando importantes posições na tabela, os primeiros colocados, na última rodada, acabaram tropeçando e vendo sua vantagem ser reduzida.
O atual líder da categoria, Diego Viveiros (#23), da equipe Tecfil Racing Team, fez uma boa corrida e terminou a prova na terceira colocação, somando assim mais um pódio no campeonato. Porém, o piloto não conseguiu repetir o resultado da etapa anterior, quando cravou a pole nas sessões classificatórias e venceu a corrida. Ainda assim, Viveiros mantém uma vantagem confortável de 12 pontos para o então vice-líder. Já o seu companheiro de equipe, Jefferson Ramos Valcézia (#99), que vem logo atrás, não encontrou o melhor desempenho na última etapa. O piloto até começou bem a prova, porém, na segunda metade da corrida perdeu posições e ficou apenas com o sexto lugar.
Em contrapartida, outra dupla de pilotos desponta no campeonato. Cristiano Aquino Nogueira (#26), da equipe MCW Racing Team, vem num ritmo intenso e pode, já na próxima corrida, vislumbrar a liderança da categoria. Isso porque o piloto – mesmo sem participar da primeira rodada – ocupa a terceira posição na tabela com 52 pontos. Em todas as corridas Nogueira alcançou o pódio. Foram dois terceiros lugares e na última etapa a vice-liderança.
“O final de semana foi perfeito. Depois de ter conseguido a segunda colocação no grid de largada, batendo meu recorde pessoal e virando 1m44s280, consegui fazer uma corrida constante nas oito primeiras voltas. Cheguei a estar entre os 10 melhores no geral, mas na última volta cai para 11º, terminando em segundo na categoria Pro Amador”, publicou o piloto.
Quem também vem muito embalado no campeonato é Marcio Ferreira Bortolini (#37), da equipe Granado Sport Team. O piloto marcou sua primeira vitória na temporada na etapa passada e já deslancha como mais um favorito ao título. Após encontrar um melhor rendimento de sua moto, Bortolini saltou para as primeiras posições e desbancou os favoritos. O piloto pulou da 12ª posição – obtida na 2ª rodada – para a vice-liderança na 3ª e em seguida garantiu a pole e a primeira colocação na última prova.
“Final de semana excelente em Interlagos. Andamos bem em todos os treinos. Consegui largar na primeira colocação da categoria e vencer de ponta a ponta. Trabalhamos muito para alcançar esse resultado que é o fruto da dedicação de todos da equipe Granado Sport Team. Agora é treinar duro para a próxima etapa e continuar a evolução para conquistar mais uma vez um lugar entre os primeiros!”, escreveu o piloto em sua conta no Facebook.
Bortolini e Cristiano Nogueira podem dar uma nova configuração à tabela classificatória da SuperSport Pro Amador já na próxima rodada do SuperBike Brasil, que será realizada no dia 21 de agosto, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Qualquer um dos dois que vencer poderá assumir a liderança, conforme a combinação de resultados dos adversários. Essa previsão vem ainda alicerçada no histórico positivo de ambos nas corridas mais recentes.
E completando o top five da categoria, Rafael Dadario (#86), da equipe Viana Racing, vem na quinta colocação. Sempre entre os primeiros, uma boa palavra para definir o piloto seria ‘constância’. Dadario repetiu a quarta posição no pódio nas últimas três corridas.
Confira a classificação da SuperSport Pro Amador após a disputa da 4ª etapa da categoria:
1º – Diego Viveiros (#23), da Tecfil Racing Team – 64 pontos
2º – Jefferson Ramos Valcézia (#99), da equipe Tecfil Racing Team – 52 pontos
3º – Cristiano Aquino Nogueira (#26), da MCW Racing Team – 52 pontos
4º – Marcio Ferreira Bortolini (#37), da Granado Sport Team – 50 pontos
5º – Rafael Dadario (#86), da Viana Racing – 50 pontos
6º – Leandro Ramos Esposito (#32), da Pitico Race Team – 40 pontos
7º – Mauricio Protta “Máscara” (#228), da Everson Racing – 38 pontos
8º – Raphael Arcari Brito (#96), da Viana Racing – 35 pontos
9º – Devanir Lippi Folheto (#8), da Motonil Motors – 25 pontos
10º – Pedro Garcia Migliorelli (#97) – 21 pontos