Um incidente marcou os instantes finais da primeira corrida da categoria SuperSport, válida pela 8ª etapa do SuperBike Brasil, realizada no último domingo (13) no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO). O clima ficou quente entre Maximiliano Gerardo (#41), da equipe Motonil Motors/Usatec USB, e Eric Granado (#51), da Granado Sport Team, que dividiram a entrada da reta na última volta.
Após uma corrida de recuperação em condições de pista molhada, Eric Granado ultrapassou Gerardo e assumiu a liderança nas voltas finais. Na última curva da volta final, Gerardo e Granado entraram na reta emparelhados. Em uma manobra considerada pela Direção de Prova e Comissários arriscada e antidesportiva, Gerardo pressionou Granado a sair da pista na ânsia de conquistar a primeira posição – o que seria inédito no duelo entre os dois. Por muito pouco a manobra não resultou em um acidente, visto que Eric Granado chegou a ultrapassar a linha branca com sua a moto em aceleração total. Ainda assim, o piloto da Granado Sport Team conquistou a vitória por apenas 0,001s (um milésimo).
Julgado por atitude antidesportiva, Maximiliano Gerardo foi punido conforme o regulamento do SuperBike Brasil, que prevê, para este caso, 20 segundos de punição acrescidos sobre o tempo total de prova. A infração foi constatada por fiscais, comissários e filmagem, e sentenciada por unanimidade.
“Seguimos o regulamento, entretanto a punição não mudou o resultado final da prova já que os dois pilotos tinham aberto mais de 20 segundos de vantagem. Porém, mais que interferir no resultado, esta punição tem o objetivo de mostrar aos pilotos que participam do SuperBike Brasil que estamos atentos a qualquer tipo de comportamento antidesportivo e que sempre puniremos de forma enérgica. Granado e Gerardo são atualmente os melhores pilotos da categoria SuperSport e já vinham nas últimas etapas beirando a um incidente mais sério”, comentou Mario Tamburro, diretor de prova do SuperBike Brasil.
Eric Granado também foi advertido oficialmente pela direção de prova. O piloto tentou chutar a moto do adversário logo após os dois cruzarem a linha de chegada.
“Entendo que a punição da direção foi sensata. Granado é um bom piloto, mas teve uma atitude errada. Não mudar o resultado da prova não significa que a punição não tenha valor. Não significa que os outros pilotos entendam que caso tenham um comportamento inadequado não serão punidos. Por sorte, Eric não escorregou e não perdeu a prova”, disse Santo Feltrin, chefe da equipe Granado Sport Team.
A assessoria de imprensa não conseguiu entrevistar Maximiliano Gerardo. Já Alessandra Camargo, responsável pelo atendimento aos pilotos, destacou:
“Do ponto de vista comercial, queremos que Gerardo sinta que, mesmo como um estrangeiro, é muito bem-vindo ao SuperBike Brasil. Porém, sua atitude, embora julgada indevida, não está superada”.