Poucos nomes estiveram presentes tantas vezes no SuperBike Brasil. Um deles é Daniel Mendonça (#8). O piloto da Giant Racing Team leva uma marca de bastante respeito nas pistas: um dos competidores mais antigos que segue na ativa no maior campeonato de motovelocidade das Américas. Em quase uma década, o soteropolitano de 37 anos coleciona experiências e muitas disputas no SBK.
A história de Daniel no SuperBike Brasil começou em 2010, nas primeiras arrancadas do evento. Ele disputou a categoria madrinha do campeonato até abril do ano passado, quando passou a competir na SuperSport. O piloto celebrou a sua primeira temporada completa entre as motos 600cc e espera evolução para o próximo ano.
“A temporada de 2018 foi muito boa. Conquistei um bom ritmo de corrida. A expectativa para 2019 é conseguir um apoio para me ajudar durante as etapas e melhorar minha performance nas corridas”, destacou o piloto e empresário.
No ano de estreia no novo grid, Daniel Mendonça teve seu melhor resultado na 4ª etapa do SBK, em Interlagos (SP), quando subiu ao pódio após cruzar a linha de chegada na terceira posição.
Mas não é apenas no SuperBike Brasil que o piloto respira velocidade. Apaixadonado por motos, ele passou a acelerar nas pistas depois de assistir ao vivo a uma corrida da MotoGP, no Rio de Janeiro, em 2004. Mesmo com a saída do circuito brasileiro do calendário do Mundial de Motovelocidade, Daniel segue acompanhando a disputa in loco nas etapas que são realizadas na Argentina.
“A vontade de pilotar em uma pista surgiu depois que assisti ao MotoGP no Rio de Janeiro, em 2004. Um amigo chamado João Gilberto me incentivou bastante. Essa amizade também começou no MotoGP de 2004, quando fomos de moto de Salvador para o Rio. Lá ele conseguiu credenciais para que a gente pudesse acessar os boxes. Essa viagem foi um sonho. Atualmente, continuo indo assistir ao MotoGP, mas na Argentina. É sempre a realização de um sonho. Em 2019 estaremos lá novamente”, contou.
Quando não está acelerando ou de olho nas pistas, o piloto aproveita para praticar outras atividades. Ele concilia a rotina do trabalho com corridas, musculação, boxe, surfe e snowboard.
Na próxima temporada, Daniel está mais uma vez presente no SuperBike Brasil. O calendário 2019 do SBK já foi definido. Pilotos e equipes retornam às pistas no dia 20 de janeiro para a realização da Copa Pirelli e 500 milhas, que habitualmente servem de pré-temporada para os competidores. A primeira etapa do campeonato será no dia 24 de março, em Interlagos (SP).