Sandro Paganelli (#64), da equipe Paganelli Racing, foi o vencedor da Copa Pirelli na categoria Copa Kawasaki Ninja 300. A prova disputada na tarde deste domingo (14), no Autódromo de Interlagos, marca a abertura da temporada 2016 do SuperBike Brasil, o maior campeonato de motovelocidade das Américas.
Paganelli se manteve entre os mais rápidos nos treinos classificatórios de sábado (13) e garantiu a primeira posição no grid de largada. Na corrida, largou bem e conseguiu sustentar a ponta. Já na segunda volta, fez o seu melhor tempo na prova – 2m03s088 –, marca que lhe deu uma breve vantagem sobre os adversários. Nas voltas seguintes, manteve o ritmo forte que o deixou cada vez mais isolado na liderança. Paganelli também foi beneficiado pelo fato de que o seu principal adversário, Fernando Santos (#234), da equipe Tecfil Racing Team, – que vinha logo atrás – queimou a largada e recebeu como pena 20 segundos adicionados ao tempo total de prova. Desta forma, sem ninguém na sua cola, Paganelli administrou as voltas finais, relaxando o punho, e mesmo assim recebeu a bandeira quadriculada com uma vantagem ampla para o vice-líder – que seria de apenas sete centésimos caso não houvesse a punição.
Logo atrás, um pelotão com seis motos disputava a segunda posição. Fernando Santos (#234), da equipe Tecfil Racing Team, vinha à frente fechando seguidas voltas rápidas para tentar reverter a penalização recebida pela queima da largada. Na terceira, cravou a volta mais rápida da corrida: 2m02s459. Mesmo com a punição, o piloto conseguiu recuperar as colocações perdidas e ainda botar cinco segundos de vantagem sobre o terceiro colocado.
Marco Antonio Reis (#3), da Moretti Racing Team,Japanese Teapots Wholesale Japanese Tea Cups Silver Amber Earrings chegou logo atrás, e foi o terceiro a cruzar alinha de chegada. O piloto fez uma excelente prova. Largou em oitavo e iniciou uma corrida de recuperação. Após alcançar o pelotão da ponta, conseguiu ocupar o terceiro lugar. Nas voltas finais, a briga era com Abimael Silva de Souza (#78), da equipe ABM. Os dois estavam praticamente lado a lado. Abimael, que largou mal – ocupava a vice-liderança e caiu para o quarto lugar já na largada – vinha tentando recuperar mais uma posição. Mas Marco Antonio Reis conseguiu receber a bandeirada antes, seis centésimos à frente. Já Abimael foi o quarto a cruzar a linha de chegada.
O próximo a completar a prova foi Kelvin Guilherme Firmino (#55), que disputa a Light. Ele ficou em quinto no geral. Já o quinto da categoria Pro – e sexto no geral – foi Mauricio Mendes (#22).
Pela categoria Light, o vencedor foi Kelvin Guilherme Firmino. Bruno Ribeiro (#169), da equipe HG Motos Racing, garantiu a segunda posição logo à frente de Ricardo Castilho (#71), da Tecfil Racing Team, em terceiro. Alexandre Maver (#98), da The Rabbit, foi o quarto a receber bandeira quadriculada, seguido por Saulo Carelho (#621) em quinto.
Este resultado é extraoficial e está sujeito a verificações técnicas.