Equipe que dominou o pódio da 650 Master tem clima familiar e foi fundada por grupo de amigos h´á 14 anos
No dicionário de Oxford, família é um “grupo de pessoas vivendo sob o mesmo teto”. No entanto, para a equipe Colorado Racing, há outra definição que melhor se encaixa, no qual se afirma que família pode ser considerada também aqueles que possuem laços afetivos, transcendendo os laços sanguíneos. Ainda assim, vale ressaltar que a grande família Colorado, que dominou o pódio da Copa Pro Honda CBR 650R Master, também conta com filhos e esposas, o que só aumenta ainda mais o tamanho de seus integrantes. Em entrevista ao Portal SBK, Mauricio Laranjeira, que compete pela PRO Master, falou sobre o surgimento da equipe e a paixão de uma família pelo Maior das Américas.
A equipe Colorado surgiu a cerca de 14 anos e tudo começou com um pequeno grupo de amigos que se reunia aos finais de semana para andar de moto nas ruas. Motos de diversos estilos, amigos de várias idades, com conhecimentos variados entre experientes e novatos.
O ponto de encontro do grupo era sempre na oficina de motos de um dos integrantes, chamada Oficina Colorado, do piloto Alexandre Colorado. Assim surgiu o nome do grupo. “Lá é um ponto que, além de ser a saída para passeios, também é até hoje o local de bate papo, dar risadas, contar histórias e lógico que não podia faltar, cuidar dos nossos brinquedos”, conta Mauricio em tom humorado.
Porém, esse grupo de amigos sempre teve algumas regras, que de maneira intrínseca estava presente em todos que se juntavam e permaneciam: respeito, segurança e união, que, segundo o piloto que também ocupa o cargo de pai do carismático Enzo, só facilitou para que essa paixão fosse levada adiante. “Com isso, o grupo foi crescendo e ficando cada vez maior, se tornando uma família, ao ponto das esposas e filhos, virarem amigas e o convívio de todos extrapolar o mundo das duas rodas”, afirma.
Com o passar do tempo, vários integrantes do grupo começaram a buscar motos mais esportivas e potentes e, consequentemente, também buscaram cursos de pilotagem para aprimorar as suas técnicas para usufruir o potencial de suas motos, com maior segurança. Desta forma, estava iniciada a presença desse grupo nas pistas. Aos poucos, cada vez mais integrantes passaram a buscar as pistas, ao ponto de algumas motos serem montadas somente com esse propósito. Com essa participação cada vez maior nas pistas, ficou claro e nítido para todos que queriam acelerar forte, que aquele era o ambiente correto e seguro para a prática e, com isso, as ruas ficaram somente para passeio.
“A brincadeira nas pistas começou a ficar séria”, diz Mauricio enquanto lança um sorriso largo, ao reviver o início da trajetória”. “Com os conhecimentos que começamos a ter no nosso dia a dia, em 2017 foi tomada a decisão de montar uma equipe de moto velocidade para participar do SuperBike Brasil, inicialmente composta por 3 pilotos e 2 instrutores. A receptividade e harmonia foi tão boa, que com menos de 6 meses de existência da equipe, já éramos em 6 pilotos e 1 instrutor”.
Quando se trata do que mais ama na competição, Laranjeira explica que é difícil definir, mas consegue chegar a uma resposta. “O que mais gosto é poder acelerar nas melhores pistas do país. Mas também gostamos muito da resenha que às vezes começa no aeroporto a caminho das etapas e parece que não termina nunca”, afirma, antes de completar. “Apesar de ser um ambiente de muita competição, nós fazemos questão de também fazer um ambiente de amigos e familiares, nossos filhos, esposas e etc, estão sempre presentes. Nosso box está sempre com a presença de mecânicos e pilotos de outras equipes, que competem com a gente na pista na mesma categoria pra trocar informações, ajudas e até mesmo pra cerrar um cafezinho e isso é bom demais”.
Equipe papa títulos
Apesar do clima familiar, se engana quem acha que os integrantes da Colorado não disputam a sério a competição. Seus pilotos são figurinhas carimbadas nos pódios de toda a temporada – isso já há alguns anos- e já colecionam títulos de temporadas anteriores. Em 6 anos de SBK, já contam com um título brasileiro da Escola na 1000cc e um vice na 600cc. Um vice brasileiro na Pro, um campeão e vice na Extreme, na antiga CBR 500 R. Já na atual Copa PRO Honda CBR 650 R, contabilizam um título brasileiro na categoria Evo, um na Light e um título e um vice Brasileiro na Master.
Inclusive, vale ressaltar que o piloto Ayres Filho se sagrou campeão da atual temporada pela categoria Light, da 650cc, e do pódio dominado (foto da matéria), sairá o campeão da Master, com a disputa entre Mauricio Laranjeira, Alexandre Colorado e Ayres Filho.