Adolfo Maciel é dos pilotos que mais vêm chamando atenção pelo alto nível de pilotagem e sem oscilações. O piloto da equipe BMW Rider Experience, que atualmente lidera a categoria SBK Light, teve sua jornada até o topo da classificação impulsionada por uma performance notável na etapa de Potenza, onde conquistou um inacreditável terceiro lugar. Com 85 pontos no total, Adolfo está apenas dois pontos à frente do vice-líder, Anderson Costa. Desta forma, a competição segue nivelada por cima na categoria.
Afinal, o uruguaio já havia manifestado seu amor por competir no Brasil, em uma entrevista anterior ao nosso Portal. Agora, ele está provando essa afinidade a cada etapa, superando desafios e conquistando vitórias importantes para sua equipe.
Além disso, em nova entrevista, em suas próprias palavras, Maciel compartilhou sua jornada até o topo da classificação. “A verdade é que temos trabalhado bem, do menor ao maior. Começamos o ano apenas na segunda etapa e foi bastante complicado por conta de lesão. A partir daí, é um progresso constante na moto. Tanto os resultados, como os tempos confirmam isso. Então, acho que o segredo é o trabalho árduo e constante que temos feito dentro da equipe com Mauro Rodriguez e o pessoal da Power Inyección Argentina”, afirmou.
Cada ponto importa
Inclusive, ele também destacou um momento crucial em sua campanha até aqui. “Venci apenas uma corrida, mas foi contundente. Na última etapa que foi disputada em Interlagos, onde ficamos com a Super Pole e a corrida em grande forma. Mas penso que a corrida mais importante foi a de Potenza, já que na hora da largada, ainda no grid, a minha moto falhou e ficamos sem acelerador”.
“Minha moto foi retirada do grid. Naquele momento, qualquer possibilidade de continuar no campeonato desapareceu. Mas minha equipe agil de forma rápida. Fernando, e o resto dos meninos, trouxeram rapidamente a moto para o box e Mauro, meu treinador, que imediatamente resolveu o problema na eletrônica me permitiu largar do pit lane. Ficámos em último, mais de 400 metros atrás dos restantes concorrentes. Porém, numa grande recuperação, conseguimos um fantástico terceiro lugar, depois de ultrapassar mais de 14 motos. Naquela corrida poderíamos ter ficado sem nada, mas não foi assim e hoje somos líderes consolidados do campeonato”, relembrou.
Um terço de Adolfo Maciel
Acima de tudo, a determinação de Adolfo Maciel é admirável, considerando que ele equilibra sua paixão pelo Superbike com a vida familiar e suas responsabilidades de trabalho. Em síntese, ele enfatiza a importância de não desistir e continuar trabalhando duro para alcançar seus objetivos. “Sou trabalhador e pai de família, que por sua vez é apaixonado pelo Superbike. Não é fácil encontrar tempo para treinar, tendo família, trabalho. E é um esporte que exige esta disciplina, mas aqui estamos sempre ativos, treinando e trabalhando na bicicleta o máximo possível para atingir a meta de dois campeonatos consecutivos no SBK Brasil. Então, a chave é não desistir, não descansar e trabalhar duro para chegar a cada etapa no melhor estado possível”, explica.
A liderança de Adolfo Maciel na SBK Light, sem dúvidas adiciona mais emoção à temporada da categoria, pois o estrangeiro vem mantendo um bom nível dentro de pista. No entanto, sabe que não terá vida fácil com Anderson Costa. Além disso, até o quinto colocado, Peri Cunha, são apenas 25 pontos de diferença, o que significa que muitos pilotos tem chance de brigar pelo título.