Close Menu
    Ultimos posts

    SuperSport 400 Cup Light: Equilíbrio e Estratégia Marcam Temporada 2025

    13/06/2025

    Amor Sobre Duas Rodas: O alivio do casal Mamute e Mari que vão passar o Dia dos Namorados, após grave acidente do piloto

    12/06/2025

    Dia dos Namorados no SuperBike Brasil: Presenteie com Emoção na Pista!

    11/06/2025
    Facebook Instagram YouTube
    últimas notícias
    • SuperSport 400 Cup Light: Equilíbrio e Estratégia Marcam Temporada 2025
    • Amor Sobre Duas Rodas: O alivio do casal Mamute e Mari que vão passar o Dia dos Namorados, após grave acidente do piloto
    • Dia dos Namorados no SuperBike Brasil: Presenteie com Emoção na Pista!
    • Pedro Bala: O “Capitão do Asfalto” que Conquista o SuperBike Brasil
    • Gustavo Silveira: A Surpreendente Liderança na SuperBike Evo 1000cc em Seu Primeiro Ano
    • Arthur Costa domina a SuperSport 600 e lidera com autoridade no SuperBike Brasil 2025
    • SuperBike Rookie: A Porta de Entrada para as Milcilindradas que Vem Surpreendendo pelo Alto Nível
    • Eduardo “Correria” Henrique: De Fã a Competidor no SuperBike Brasil
    Facebook Instagram YouTube
    SuperbikeSuperbike
    • Evento
      • Sobre o Evento
      • Informações para Pilotos
      • Apresentações SuperBike Brasil
      • Patrocinadores
    • Calendário 2025
    • Ingressos
      • 06/07 – Londrina
    • Categorias
      • SuperBike
      • SuperBike Evolution
      • SuperBike Light
      • SuperBike Rookie
      • SuperSport 600
      • Copa Pro Honda CBR 650R
      • SuperSport 400
      • SuperSport 400 Escola
    • Inscrições
      • Regulamentos
    • Resultados
    • Contato
    • FAQ
      • Sobre o Evento
      • Ingressos
      • Acesso e Estacionamento
    SuperbikeSuperbike
    Início » As veias competitivas de Ronaldo Tutti Ranieri
    Notícias SuperBike Brasil

    As veias competitivas de Ronaldo Tutti Ranieri

    12/05/2022

    Na teoria da seleção natural, de Charles Darwin, é afirmado que a competição é a principal força impulsionadora da evolução dos seres vivos. Que vivemos em um mundo em que os seres que aqui habitam disputam entre si por recursos e só os mais fortes sobrevivem. Mas o que te leva a ser o mais forte? Visivelmente Ronaldo “Tutti” Ranieri tem a resposta. O atual campeão da categoria SuperSport 600 Estreante entregou resultados que poderiam ser considerados impossíveis para muitos, mas não para um competidor por natureza.

    “Acredito que a competitividade em si é minha principal característica. Como vivi no mundo de competições muitos anos e, alguns anos, realmente tinha que trazer resultado, um alto teor de competitividade é algo que corre nas minhas veias”.

    Para Tutti, sua relação com o maior campeonato de motovelocidade das Américas começou em 2020, na etapa de Potenza, que era a penúltima da temporada. Segundo o próprio piloto, ele não sabia o quão difícil seria estar preparado para enfrentar a competição. “A minha primeira participação no SuperBike foi em Potenza em 2020. Eu tenho uma BMW HP4 1000cc de rua em casa e achando que era super simples, pedi para a Dual Sports Performance, minha equipe atual, a montar para a pista que eu queria participar dessa etapa. Foi uma loucura, eu não tinha a menor noção de todos

    itens de segurança e adaptações que tinha que fazer na moto, mas eles fizeram tudo em poucos dias e levaram para Potenza. Lá eu me senti um peixe fora d’agua, a moto é muito forte, eu estava muito nervoso na pista com todos os pilotos muito mais rápidos, eu nunca tinha andado em um Autódromo e fui me meter logo em uma das últimas etapas, onde a disputa do campeonato está super acirrada. Mas (in)felizmente na corrida choveu e eu não alinhei no grid no dia, mas foi uma experiencia incrível poder sentir nos treinos novamente tudo aquilo que eu buscava há anos”, afirma com empolgação.

    Mas nem só de motovelocidade viveu o piloto de 29 anos. “Sempre fui apaixonado por esporte a motor, em especial por motos. Desde os 4 anos de idade quando eu comecei no motocross na categoria 50cc e em meados dos anos 2000 migrei para os quadriciclos. Depois tive que parar para estudar e quando bateu saudades, eu não pude retornar para o cross por conta de diversas lesões na coluna. E aí eu tive que procurar um esporte que me levasse à adrenalina que eu buscava e que não tivesse tanto impacto na coluna, e o atual parceiro da minha equipe, Marco Theodoro, me convidou para participar de uma etapa e eu me identifiquei muito”, explica.

    Até por essas passagens em outros esportes, Tutti desenvolveu seu traço mais marcante: a competitividade. Então, o paulistano começou seu planejamento em busca do título. “Em 2021, eu de fato me sentei com a Equipe Dual Sports Performance para fechar o ano com eles e nós fizemos um planejamento do ano todo. Eu comprei uma moto 600cc, montei ela para pista e comecei a temporada do início. Nas duas primeiras etapas eu fui punido por infração de regulamento e isso me fez ler o regulamento infinita vezes de cabo a rabo. A partir dali eu comecei a treinar como deveria, fazer investimentos na moto e coloquei na cabeça que iria disputar o campeonato para buscar bons resultados. Eu tive uma constância muito boa nas etapas seguintes, sempre entre os top 3, mas a primeira vitória de fato veio em Goiânia, na quinta etapa e foi uma mistura de sensações: motivação para acreditar que eu, mesmo diante das punições, tinha chances de buscar o título, mesmo sendo muito difícil. E também um flash de lembrança das vezes que subi no pódio quando competia de motocross e quadricross”, revive.

    Depois de sua primeira vitória, o piloto da DS Performance seguiu com seu foco e dedicação, mesmo com poucas chances de alcançar o objetivo máximo. “Para falar a verdade entre todos da minha equipe – chefe, pilotos e mecânicos – eu era o que menos acreditava em ser campeão. Tinha que fazer muitos pontos para buscar o primeiro colocado, mas vim treinando muito físico, psicológico e prática cada vez mais e sempre tentava acreditar cada vez mais. E cada etapa que eu chegava mais perto, treinava mais. E a gente foi buscando arduamente ponto por ponto, até chegar na última etapa que era rodada dupla e eu tinha que fazer a pole e ganhar os dois

    dias de corrida para ser campeão por um ponto de vantagem. Convidei mais de 40 pessoas para me assistir; e ver aquela multidão de gente torcendo, me fez ter como missão levantar a taça, por mim, por eles, pela minha família e pela minha equipe DS Performance que vinha fazendo um trabalho impecável durante todo o ano”, relembra.

    Para concluir, o detentor do lugar mais alto da teoria da seleção natural ressalta a boa organização do SuperBike Brasil. “A organização como um todo do SuperBike é algo que me admira. São diversos pilares que um evento desse porte demanda, eu já competi em vários esportes e nunca presenciei algo tão bem-produzido e organizado como o SuperBike, sem dúvidas é uma organização de se tirar o chapéu”.

    Share. Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email
    SuperBike

    Posts relacionados

    SuperSport 400 Cup Light: Equilíbrio e Estratégia Marcam Temporada 2025

    13/06/2025

    Amor Sobre Duas Rodas: O alivio do casal Mamute e Mari que vão passar o Dia dos Namorados, após grave acidente do piloto

    12/06/2025

    Gustavo Silveira: A Surpreendente Liderança na SuperBike Evo 1000cc em Seu Primeiro Ano

    09/06/2025
    Fale conosco
    • Facebook
    • Instagram
    • YouTube
    Ultimas postagens
    Notícias SuperBike Brasil
    Notícias SuperBike Brasil

    SuperSport 400 Cup Light: Equilíbrio e Estratégia Marcam Temporada 2025

    A categoria SuperSport 400 Cup Light do SuperBike Brasil 2025 está provando ser uma das mais emocionantes e equilibradas…

    Amor Sobre Duas Rodas: O alivio do casal Mamute e Mari que vão passar o Dia dos Namorados, após grave acidente do piloto

    12/06/2025

    Dia dos Namorados no SuperBike Brasil: Presenteie com Emoção na Pista!

    11/06/2025

    Pedro Bala: O “Capitão do Asfalto” que Conquista o SuperBike Brasil

    10/06/2025
    Superbike
    Facebook Instagram YouTube
    • Homepage
    • Evento
    • Calendario
    • Resultados
    • Contato
    © 2025 Superbike. Desenvolvido por WeJam.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.