A categoria PRO, é uma das categorias preferidas, tanto do público, quanto dos pilotos. Por ela já passaram grandes nomes que fizeram sucesso tanto no Brasil quanto internacionalmente. Estrear nessa categoria é um desafio, seja para o piloto ou para sua equipe. No entanto, a W2V Racing Team, junto com seu piloto Mauro Passarino, vêm mostrando que é possível brigar pelo pelotão da frente. Nas duas etapas de 2023, o argentino conquistou P3 nos treinos classificatórios. No entanto, em ambas as provas, acabou enfrentando diferentes problemas que o tiraram da corrida, porém, enquanto estava na pista, figurou no mínimo entre os quatro primeiros. Em conversa com o Portal do SBK, Paulo Vellei, chefe de equipe detalhou sobre todo o processo de inserção na 1000 PRO.
“Nosso planejamento sempre foi voltado para desenvolvimento e preparo de atletas e precisávamos ter um piloto na categoria SBK PRO, para buscar novos desafios e continuar o desenvolvimento do nosso projeto, tanto procurando novas tecnologias e melhorias para a moto, quanto para o plano de carreira dos pilotos”.
Com um planejamento visivelmente estruturado, a W2V visa, não só participar das competições, mas ganhar títulos nacionais e internacionais e o objetivo profissional em comum entre atleta e equipe foi fundamental. “Como a essência da nossa equipe é sempre ganhar títulos nacionais e futuramente internacionais, houve uma conexão entre nosso profissionalismo e o profissionalismo do atleta, tornando o processo de desenvolvimento do atleta para a categoria SBK PRO, algo natural e consequência de todo o trabalho feito. E justamente essa categoria tem o nível, a experiência e o preparo que nós precisamos para estar competindo em níveis internacionais”, afirma Paulo.
Inclusive, a decisão de o colocar na categoria mais disputada do país não foi do dia para a noite. Foi feito um desenvolvimento de dois anos e muita observação. “Nós decidimos subir o Mauro Passarino para a categoria SBK PRO, após estudar e desenvolver sua performance durante dois anos. No primeiro ano, Mauro se consagrou campeão da categoria SSP 400cc, e logo notamos o seu talento e observamos que ele poderia ser uma grande joia da motovelocidade; Eu (Paulo Vellei, também conhecido como Keka) e Vinicius Avelino, decidimos lapidar essa joia e fazer um plano de carreira para o piloto”, explica.
Vale lembrar que antes de ingressar na PRO, na temporada atual, Mauro disputou o título da SuperSport 600, como relembra Keka. “No ano passado, subimos ele para a categoria SSP 600cc PRO, e ele se adaptou super rápido a categoria e nos proporcionou muitos momentos inesquecíveis, além de conquistar ótimos resultados durante a temporada”, pontua, antes de completar com elogios ao argentino.
“O Mauro Passarino tem uma longa experiência na motovelocidade. Iniciou aos 7 anos, e conquistou títulos e bons resultados no seu país de origem, Argentina. Nesse período que estamos trabalhando juntos, até chegar ao nível da categoria mais importante, unimos o dom que ele tem para pilotar com uma melhoria na questão física, com acompanhamento de nutricionista e musculação, além da parte mental para que o atleta esteja 100% para entregar o melhor em todas as corridas”.
E quando o assunto são os planos para o futuro, a equipe está focada. “O plano é ser competitivo e entregar sempre um equipamento com alta eficiência, e claro conquistar este campeonato e as próximas temporadas”.