Piloto da JD 43 HPA Racing, Edu Moura é o atual líder da categoria Light no SuperBike Brasil 2025, em uma temporada marcada por altos e baixos, mas com muita garra para seguir na briga pelo título. Com 79 pontos, ele mantém uma disputa acirrada com o vice-líder Cleverson Oliveira (76 pontos), em um campeonato que promete ser decidido apenas nas últimas etapas.
Começo surpreendente e superação após acidente
Em seu primeiro ano na categoria, Edu não esperava estar tão bem posicionado logo no início da temporada:
“Claro que ganhar corridas e liderar um campeonato do nível do SBK Brasil é uma honra, ainda mais com pilotos experientes e rápidos como os que temos na categoria. É um orgulho muito grande, mas sempre falo: o importante é andar de moto com segurança. Não achei que, no primeiro ano, conseguiria andar na ponta, mas, graças a Deus, começamos com o pé direito!”
No entanto, a jornada não foi fácil. Um grave acidente na 3ª etapa, em Cascavel, trouxe dificuldades nas corridas seguintes:
“Infelizmente, tivemos um acidente feio na 3ª etapa, que acabou trazendo dificuldade para dirigir e pontuar nas últimas duas etapas. Porém, agora estamos zerados para a segunda fase do campeonato e quem sabe lutar pelo título!”
Evolução da equipe e confiança como piloto
Questionado sobre o que vem sendo fundamental para sua liderança, Edu destacou o trabalho em equipe e o acerto da moto:
“Em relação à pontuação no campeonato, acredito muito que estamos evoluindo muito como equipe, e isso acaba refletindo num acerto melhor na moto e na confiança para pilotar. Isso me permite forçar cada vez mais para melhorar os resultados e números.”
Disputa acirrada e estratégia para o título
Com apenas 3 pontos de vantagem sobre Cleverson Oliveira e outros pilotos talentosos no páreo, Edu sabe que o campeonato será decidido nos mínimos detalhes:
“Acredito que o campeonato será definido nas últimas etapas, e quem errar menos vai levar esse título. Infelizmente, tivemos companheiros que se acidentaram e que também estariam disputando. Essa categoria tem, no mínimo, cinco pilotos com chances reais de título, e ser o novato no meio desses caras e ainda liderar já é uma honra!”
Ele também deixou uma mensagem de apoio aos pilotos lesionados:
“Espero que todos se recuperem rápido para fazer de cada corrida um espetáculo melhor para o público e para nós, claro! Porque o que fica é a história e a resenha!”
Próximos passos
Com a segunda fase do campeonato começando, Edu Moura e a JD 43 HPA Racing estão focados em manter a consistência e evitar erros para garantir o tão sonhado título.