O Superbike Brasil viveu uma temporada excepcional em 2023, e um dos grandes protagonistas desse cenário foi Rapha Santos, que conquistou títulos em duas categorias: Evo e Evo Pro. O piloto da TRC Performance não só demonstrou habilidade nas pistas, mas também uma consistência notável ao longo do ano, consolidando sua posição como um dos principais nomes do campeonato.
“O fundamental para conseguir ser campeão foi buscar pontuar em todas as etapas. O mais importante era pontuar bem. Então, sempre nos mantivemos motivados, sempre acreditando que poderíamos ganhar a corrida. Sabíamos que éramos competitivos em todas as pistas e estar com o equipamento muito bem revisado, alinhado, fazer um trabalho para termos o melhor acerto em todas as provas, em todas as pistas que eram diferentes, acho que o fundamental foi isso. Pontuar em todas as corridas e chegar na final com uma vantagem na pontuação, isso foi o mais importante. Se manter motivado e manter os equipamentos em dia, em todas as etapas”, compartilhou o campeão.
Segundo Raphael, a temporada começou com uma confiança inabalável por parte da equipe TRC Performance, junto de seu piloto. “Quando começou o ano a gente já acreditava muito no título. Sempre acreditamos no título em todas as temporadas, sabemos que sempre fomos competitivos. Sabemos que todos os nossos adversários eram muito competitivos, eram pessoas que motivavam a gente a andar sempre mais rápido para buscar uma evolução pessoal, uma evolução do equipamento. Ter esse nível de adversário foi muito bom para gente poder ter essa evolução. Mas sempre soubemos o nosso potencial como equipe e como piloto, para que pudéssemos disputar o título e ser competitivo. Nunca deixamos de acreditar. Desde a primeira etapa acreditamos muito para estar brigando pela ponta”, ressaltou.
Além disso, Santos explica que a corrida que marcou um ponto de virada significativo em sua trajetória e de sua, foi em Potenza, válida pela sexta etapa, a primeira da segunda metade do calendário. “A corrida mais importante, na minha opinião, foi a de Potenza, que nós conseguimos vencer as duas. Estávamos sempre liderando o campeonato, sempre brigando pela liderança, e em Potenza conseguimos abrir um pouco essa liderança e acho que ali foi a corrida que mais deu chances de pontos para gente em relação ao título. A partir dali nos dedicamos ainda mais porque ali o título ficou mais perto da gente. Isso nos fez crescer, nos motivou bastante, tanto eu quanto equipe. Então acho que foi um final de semana perfeito para a gente”, pontuou.
Com resultados tão marcantes, Rapha reconhece que o trabalho de um time é o que faz o resultado final. Com isso, ele também reservou palavras de agradecimento, reconhecendo o trabalho árduo de sua equipe e parceiros. “Gostaria de agradecer ao Tomate (chefe de equipe), por toda entrega e dedicação que ele teve. Sem ele não teria sido possível. Todo o trabalho, toda energia que ele dedicou. Ele e toda a equipe da TRC, quero agradecer muito a eles. Quero agradecer muito ao Léo, que vem fazendo um trabalho comigo de coach e vem me ajudando muito a tirar o melhor de mim, me manter motivado, conseguir manter a moral alta, energia alta e sempre conseguindo fazer com que eu desse o meu melhor nas horas mais importante. Ao Mitico, que fez um trabalho com a gente importante nesta reta final do campeonato”.
Agradecimento especial
“Tenho um agradecimento especial a minha mulher: a Sara. Me acompanhou desde a primeira etapa e sempre me motivou, sempre acreditou que a gente ia ser campeão esse ano. E fomos duplamente campeões. Tenho que agradecer muito a ela. O encorajamento e motivação que ela me passou, me ajudaram demais. Se não fosse por ela, com certeza não teríamos esse resultado. Então, ter uma equipe tão boa assim, ter pessoas tão boas do meu lado, o resultado vem e eu tenho só a agradecer a essa turma que está do meu lado. Em especial, para a minha mulher que esteve ao meu lado, me apoiando e me incentivando”.