Na semana que antecedeu a quarta etapa do SuperBike Brasil, o Portal do SBK realizou uma entrevista com Rafa Paschoalin falando sobre a evolução da Honda Jr. Cup e, em consequência disso, as constantes quebras de recordes da pista de Interlagos. Sem surpresas, após a etapa, a categoria que mais forma pilotos no cenário nacional proporcionou, não só um, mas três cenários em que o cronometro foi batido. Dois, inclusive, pelo mesmo piloto. No sábado (3), Leo Marques quebrou o recorde que era de Enzo Ximenes, ao fazer 2:21.586. Ainda no mesmo dia, durante os treinos classificatórios, o jovem Miguel Garcia cravou 2:21.348, estabelecendo o tempo mais baixo. Não satisfeito, durante a corrida no domingo, o pequeno Miguel superou seu próprio feito, ao completar uma das voltas com 2:21.267.
Durante a entrevista do Volta Rápida, com o tutor da categoria, este que vos escreve revelou uma conversa de bastidores com Fernando Gomes, instrutor da Jr. Cup, no qual ao falar do dono do novo recorde usou as seguintes palavras: “Esse menino é um fenômeno”. Logo na sequência, Paschoalin completou com a seguinte e crucial informação. “O interessante é que o Miguel tem nove anos de idade. O Léo (Ximenes), por exemplo, que é muito rápido, tem 13. Imagina o Miguel daqui quatro anos, o nível que ele vai estar, se ele vai continuar treinando”.
Nove anos. Talvez Miguel nem saiba o tamanho de seus feitos e o tamanho de piloto que ele já é – mesmo sendo baixo em estatura – e pode ser. No entanto, a resposta de alguém confiante também impressiona, mesmo que menos do que seus feitos em pista. “Estava planejando baixar o tempo nos treinos e depois dos classificatórios (ou seja, na corrida), sabia que dava para baixar mais. Estava me sentindo muito bem e a moto estava boa”, afirmou Garcia, em conversa exclusiva com o Portal.
Porém, o menino que não completou nem uma década mostra que ainda quer mais, ao ser questionado se pretende baixar o tempo. “Sim, pretendo baixar meu tempo ainda mais nessa temporada”.