Campeão de duas categorias, 600cc Estreante, em 2021, e 600cc Extreme, no ano seguinte, Ronaldo “Tutti” Ranieri se prepara para um ano com muitas mudanças e novidades dentro do Super Bike Brasil. O atual vice-campeão da SuperSport 600 Evo, subiu de categoria e agora irá competir na SBK Light. Além disso, o piloto também conta com uma nova casa e fará parte do time da Paulinho SBK e explica todo o planejamento da estrutura que terá para a temporada que se inicia.
“Acredito que cada ano que passa, a gente fica mais exigente; com nós mesmos, com a equipe, com o atendimento, com a estrutura, com a comodidade, com as pessoas que dividem o espaço com você e por aí vai”.
Desta forma, à procura da perfeição, Tutti chegou à conclusão de que dificilmente a encontraria. No entanto, o focado piloto, que briga por títulos em todas as edições desde que entrou, vem se esforçando para chegar o mais próximo do absoluto.
“Com esses 3 anos de experiência, fazendo parte de diferentes equipes, cheguei à conclusão de que dificilmente eu teria algo perfeito. Com isso, a ideia da criação da Plena Saúde PSBK, que veio em conjunto com Tanga, foi para tentar chegar o mais próximo do perfeito: ter uma prestação de serviço de uma equipe de ponta (PSBK) e desenvolver e gerenciar a área de pilotos (parte de trás), do nosso jeito, com as nossas coisas, com poucas portas para distração. Tudo desenhado no nosso formato para que o foco durante a etapa esteja ali 100% do tempo, não só do nosso lado, mas também do time que trabalhará com a gente”.
Com isso, Ronaldo fez jus ao ditado “se quer algo bem-feito, faça você mesmo”, arregaçando suas mangas e planejando, com seu mais novo colega de equipe, Tanga, a estrutura que gostaria de ter, já aproveitando a excelente e famosa estrutura oferecida por Paulinho em sua equipe.
“Teremos muitas novidades para esta temporada. Em relação a equipe, nós – Tutti e Tanga – estamos investindo bastante em todos os pilares. Teremos uma estrutura de box nova e exclusiva, na parte interna do box -área de pilotos – estamos deixando bem aconchegante e com tudo que achamos necessário para nossa comodidade, além de um time de atendimento exclusivo, não só na parte mecânica, mas também na gestão e operação para os dias de etapa. No que diz respeito à novidade de moto, após 3 anos na categoria 600cc, esse ano eu vou disputar na 1000cc”.
Expectativa lá no alto
Com uma estrutura de ponta, obviamente as expectativas para vivenciar cada experiência são altas. “A expectativa está muito boa, eu e o Tanga viemos alinhando bastante coisa todos os dias, agora já estamos nos últimos detalhes e acredito que vamos entregar tudo próximo do perfeito. Estou bem animado para conhecer mais de perto o trabalho da PSBK e muito ansioso para estrear na 1000cc. Vai ser um começo de temporada bem emocionante para mim, com tudo novo. Equipe nova, estrutura nova, categoria nova, novos adversários, novo companheiro de equipe. Isso me lembra a primeira etapa da minha vida, aquele frio na barriga, e isso é muito legal”, explica.
No entanto, todas as emoções são trabalhadas por Tutti para não se tirar o foco. “Estou tendo que trabalhar bastante a cabeça para não deixar a ansiedade tomar conta e continuar focado nos preparativos e na estratégia que devemos seguir nesse início de temporada, que por sinal é trabalhar os ajustes da moto e se entender com o equipamento antes de focar em virar volta rápida”.