Na sexta etapa do SuperBike Brasil, que foi sediada em Interlagos, no mês de agosto, João Carneiro conquistou sua primeira vitória da carreira na principal categoria da motovelocidade. Com o feito inédito, o piloto da Honda agora ocupa a terceira colocação na classificação geral do campeonato, atrás apenas de Eric Granado, seu companheiro de equipe, e Diego Perez, da BMW MOTORRAD. Em conversa com o Portal do SBK, ele falou sobre a experiência de subir no lugar mais alto do pódio pela primeira vez.
Formado nas categorias de base da própria Honda, João sempre foi um ótimo representante da equipe. Quando deixou a ala de formação dos pilotos, passou a competir na categoria monomarca, a atual Copa Pro Honda CBR 650R, na qual, inclusive, foi campeão invicto, sob a mentoria e treinamento de Cajuru, em 2022.
Ano passado, fez sua estreia entre os principais pilotos do país, mostrando bom ritmo e conquistando um incrível P3, em uma das etapas, feito extremamente difícil se tratando de um estreante, de apenas 18 anos na época. No entanto, todos sabiam que algo muito maior estaria por vir. Na última prova do Maior das Américas, Carneiro venceu a corrida, após ter feito o melhor tempo nos treinos classificatórios, que o rendeu também o ponto da Super Pole.
Porém, essa vitória ainda não é a ponta do iceberg, ou melhor, do fenômeno João Carneiro, e sim apenas o início de uma trajetória vitoriosa. “Fiquei feliz demais pela vitória, ainda mais por ser a primeira vitória e primeira pole na categoria. Fiquei supercontente e emocionado”, disse o jovem piloto.
Além disso, o garoto de Jundiaí creditou o resultado ao trabalho em equipe que, segundo ele, traçou uma boa estratégia. “Quando cruzei a linha de chegada, na verdade, fiquei sem acreditar (risos). Fiquei ali pensando ‘eu ganhe! Isso foi graças a uma estratégia muito boa e pude manter constância durante a corrida”, explicou, antes de concluir prosperando sobre o restante da temporada.
“Com certeza fico mais motivado e confiante para as próximas etapas”.