Com apenas 9 anos, Murilo Miwa pilota igual gente grande. Não só isso, o jovem piloto da Honda Jr Cup também mostra maturidade fora do comum ao conversar e expor suas ideias, principalmente quando o assunto é motovelocidade. Inclusive, ao projetar seu futuro no esporte, demonstra segurança e foco para figurar nos principais campeonatos do mundo. Em conversa com o Portal do SBK, o dono do número 41 falou o que mais gosta na categoria que mais revela pilotos no cenário nacional, sobre seus ídolos e quem mais o incentiva a seguir sua carreira.
“Meu maior sonho é competir no MotoGP e vencer. Isso me motiva muito para correr, melhorar, treinar. Isso é o que mais me motiva”.
Quando se tem nove anos, é raro saber qual profissão quer seguir. Ah não ser que você tenha vocação para algo. É o caso de Murilo, ou ‘Lilo’, como é chamado carinhosamente por familiares e amigos. Para alcançar seu sonho, nada melhor do que estar na maior formadora de pilotos do país, e, logo em seu primeiro ano, o garoto de Jundiaí, interior de São Paulo, já está mais do que ambientalizado.
“Uma das coisas que mais gosto na Honda Jr. Cup, sem nenhuma dúvida, é que meus amigos são meus concorrentes e, por isso, estou conhecendo novas pessoas, novas oportunidades e está sendo muito legal brincar com eles e ao mesmo tempo correr com eles. Ao mesmo tempo em que eles são meus concorrentes, eles são também meus melhores amigos fora da pista. E com isso, estou amando a Honda Jr. Cup”, afirma, antes de reforçar que, de fato, não só está em casa, mas como vive o ambiente do SuperBike em seu lar.
“Fora da pista eles são meus amigões, podem até ser meus melhores amigos. Dentro da pista, eles são meus concorrentes. E isso é muito legal para mim, porque você pode aprender vendo eles pilotarem na sua frente, e você pode estar na frente deles também. E isso é muito legal: ter amigos na motovelocidade. De qualquer maneira, ter amigos é muito legal. A gente até frequenta a casa um do outro. Meus amigos da Jr. Cup já foram na minha casa”.
No entanto, nada disso seria possível sem duas pessoas essenciais: Gisele Miwa e William Bastos, pais de Murilo, que não hesita ao afirmar que são seus maiores incentivadores. “Os meus maiores motivadores são meu pai e minha mãe. Ele me incentivam sempre, mesmo minha mãe ficando com o coração na boca, ela me motiva muito e encoraja bastante. E meu pai é meu coaching também e eu amo isso, me sinto muito mais à vontade”, ressalta.
Inclusive, seu pai, piloto que já teve passagem pelo SuperBike em 2016, além de experiências em outras competições, como o 500 Milhas, foi quem deu sua primeira moto e, segundo Miwa, ele também divide um lugar, com ninguém menos que Vale, em sua prateleira particular de ídolos.
“Meus maiores ídolos no esporte é o Valentino Rossi e meu pai. Via meu pai pilotando quando eu era pequeno e ficava abismado como é pegar um gosto forte pela ‘coisa’ e fui pegando também. Meu pai me deu a primeira moto quando tinha três anos e fui treinando cada vez mais”.