Categoria considerada a principal porta de entrada para o maior campeonato de motovelocidade das Américas, a SuperSport 400 Escola vem chamando atenção pela rápida evolução dos pilotos em pista. Não à toa – o nome Escola, pois é justamente focada na formação de pilotos que buscam acelerar dentro de um ambiente controlado e com segurança. Tutor da categoria na terceira etapa, que aconteceu no último domingo (19), Mauro Thomassini explicou para o Portal do SBK sobre as vantagens de começar na formadora.
Com pouco mais de 20 anos de conhecimento de pista, como piloto e instrutor de pilotagem, o mais novo tutor esclareceu que antes de todos irem para a pista, há um cronograma a ser seguido. “O cronograma funciona da seguinte forma: começamos com briefing de segurança , passando todas as bandeiras e atitudes que devem ou não ser tomadas dentro da pista, durante todo o final de semana de corrida. Falamos também sobre pilotagem, traçado, como entrar nas curvas onde olhar e etc”, detalhou.
Além disso, Mauro também elencou as vantagens de começar pela categoria. “A vantagem principal dessa galera é começar a competir sem ter que entrar em uma categoria onde já tenha pilotos rápidos e experimentes, como é o caso da Suhai 400 Cup. Também são realizados vários treinos durante o final de semana de corrida, com tempo marcado, tendo mais tempo de pista e com qualidade. Digo isso, pois muitos fazem track day, porém nesses eventos o número de motos em pista e diferentes cilindradas acabam não favorecendo muito na evolução e segurança”, disse, antes de concluir.
“Na minha opinião, a galera não está pra brincadeira. Todos bem focados em evoluir. E a grande maioria, se não forem todos, já em equipes bem estruturadas. A ideia com o passar das etapas é ver essa turma toda evoluir, baixando os tempos de maneira segura e consciente”.