Algo que não se pode negar, é que é muito positivo ver uma equipe nova surgir e se destacar, mesmo com pouco tempo de existência. É o caso da W2V MotorSport, que com menos de cinco anos de existência, já apresenta boa estrutura de boxes, pilotos que disputam por títulos – inclusive, na atual temporada – e gana para continuar crescendo. Em conversa com o Portal do SBK, Paulo Vellei, chefe e fundador da equipe, junto com seu amigo de faculdade Vinicius Ribeiro, falou sobre o que acredita ser fundamental na hora de decidir montar uma equipe e os planos a longo prazo..
“As duas etapas longe de casa e do Autódromo de Interlagos, foram muito positivas e desafiadoras. Em Cascavel, foram dias intensos debaixo d’água. Rolou muita chuva nesse final de semana, e mesmo assim conseguimos garantir a superpole em todas as categorias que disputamos: Suhai 400 Cup, Suhai 400 Light, Suhai 400 Master e SSP 400 Escola”, relembra orgulhoso.
Nada disso é obra do acaso. Vellei e seu sócio não entraram de aventureiros no universo da motovelocidade. Formados em Engenharia Mecânica, pela FEI, ambos têm considerável data no SuperBike Brasil. Com experiências adquiridas ao longo dos anos, decidiram criar um time competitivo e com uma proposta diferente. Mas antes, não sem estudar muito. “O fundamental foi muito trabalho, estudo, tentativas, acertos, erros, mas tudo em prol da evolução e eficiência dos pilotos. Cascavel foi muito importante ajustar as motos para a condição de chuva, um desafio e tanto. Mas creio que nossa relação entre membros da equipe mais pilotos, fazem total diferença para os resultados aparecerem”, explica.
Cascavel foi apenas uma das duas etapas que foram sediadas fora da cidade de São Paulo. Além dela, Londrina também esteve no calendário. As duas, com saldo positivo. “Além de garantir a primeira posição no grid de largada, nossos 4 pilotos Leo Marques (Suhai 400 Cup) , Wellington Bernardes (Light), Fabinho da Hornet (Master) e Antony Mendes (Escola), subiram no lugar mais alto do pódio. Todos fizeram a dobradinha superpole e P1 em sua respectiva categoria! Etapa concluída com sucesso, 4 pilotos, em 4 categorias, todos em primeiro. Além de liderar os treinos livres e classificatórios.
Um ponto interessante, é que o piloto Leo Marques, disputou 3 vezes em Cascavel, pelo SBK BR, e ganhou as 3. Na temporada 2023, ele disputou a corrida da Jr Cup pela manhã, e a da Suhai 400 Cup a tarde, e faturou as duas corridas (fato inédito na história). Na temporada 2024, não mais na Jr Cup, Leo Marques conquistou o primeiro lugar novamente.
Já em Londrina, os resultados não foram diferentes. Disputamos nas categorias Suhai 400 PRO, Suhai 400 Master, SSP 400 Escola e Superpike Light Master, conseguimos conquistar novamente a superpole nas categorias Suhai 400 PRO e na SSP 400 Escola, garantindo a primeira posição no grid de largada. Além de liderar os treinos livres e classificatórios.
Conquistamos o lugar mais alto do pódio na categoria Suhai 400 PRO, com o jovem piloto Leo Marques, registrando nada mais e nada menos do que 14,848 segundos de diferença para o segundo colocado da prova. Na categoria escola, com o piloto Antony Mendes, conquistamos o lugar mais alto do pódio. Resumindo em duas etapas, conseguimos fazer a dobradinha (Superpole + P1) tanto em Cascavel, quanto em Londrina, nas duas principais categorias de entrada do SBK BR. Tanto na Suhai 400 PRO, quanto na SSP 400 Escola!
Gostaria de parabenizar todos os membros da equipe, Lê, Paulão, Vini e aos pilotos por fazerem história!”, detalha.
Mesmo com os ótimos resultados, se engana quem acredita que eles vão parar por aí. “Nosso plano sempre foi e vai ser profissionalizar cada vez mais a motovelocidade nacional, e fazer o esporte ser reconhecido e valorizado pela nossa nação. Criando procedimentos e processos de gestão e segurança do trabalho, desenvolvendo novos jovens pilotos, buscando novas tecnologias para as motos , proporcionando experiências para o público em geral e por aí vai. Queremos futuramente poder disputar na categoria principal, a Superbike 1000cc PRO, com uma boa estrutura e profissionais qualificados para ganhar a competição e entrar para a história”, crava, antes de concluir sobre sua oficina.
“Somos novos nesse mundo de oficinas de motocicletas. Nós abrimos nossa moto service, no final de 2022, atendendo especificamente as motos dos pilotos da equipe, focados mais na preparação e desempenho das motos para corrida. Com o passar do tempo, conseguimos melhorar nossa estrutura pouco a pouco, ampliando o leque de serviços. Atualmente, nós fazemos desde a parte estética da moto, lavagem detalhada, polimento de escapamento, aplicação de película de proteção, pintura e etc. Parte de manutenção preventivas e corretivas, revisões periódicas, troca de peças, revisão no motor, sistema de freio, transmissão, até a preparação esportiva para competição. Lembrando que atendemos todos tipos de moto, desde baixas cilindradas até altas cilindradas”.