SUPERSPORT 600cc
Uma das categorias mais disputadas do SuperBike Brasil, as motocicletas de 600cc por apresentarem cíclisticas atraentes, tendem a ser mais fáceis de pilotar, o que atrai grande parte dos pilotos que buscam uma evolução gradual, antes de ingressar no universo das 1000cc.
Hoje conta com pilotos como: Felipe Gonçalves #30 (atual campeão) da Texx PSBK , Theo Manna #77 da Equipe PRT , Gustavo ‘’Gão’’ #85 da Pioneiro Motonil, Enzo Maccapani #56 TRC Performance e Mauro Thomassini #5 da Omni Conectado.
Pilotos que historicamente nos últimos 2 anos registraram tempos inferiores a 1min50s.
SSP PRO
A SuperSport PRO EVO, é uma subcategoria dentro da categoria SuperSport 600, voltada para pilotos que participam da corrida unificada entre Superbike EVO e Superbike PRO, e que nos últimos dois anos em atividade não registraram tempos abaixo de 1:39.00. Por se tratar de uma subcategoria, o piloto pode pontuar tanto na EVO, quanto na EVO PRO.
Ela é uma categoria nova, que permite pilotos acima de 18 anos, sem premiação.
SSP EVO
Uma subcategoria formada por pilotos que historicamente nos últimos 2 anos em atividade, registraram tempos inferiores a 1m43s000, e acima de 1m39s001.
Essa categoria, é composta por duas baterias em todas as etapas do campeonato, sendo uma dessas corridas no mesmo grid da categoria PRO e outra corrida apenas com os pilotos da EVO.
Nesse formato, é obrigatória a participação do piloto na categoria principal e opcional a participação do piloto no grid da EVO. Para os pilotos que correram as duas baterias, será sempre descartado o seu pior resultado, ou seja, o piloto terá duas chances de conseguir um melhor resultado. Caso o piloto não possa largar na categoria principal por qualquer motivo, os pontos atribuídos a ele na corrida da EVO serão divididos por 2. Ou seja, se o piloto ganhar a corrida da EVO, mas não largar na prova da PRO, ele somará apenas 12,5 pontos naquela etapa.
Ela é categoria antiga, composta por pilotos acima de 18 anos, sem premiação.
SSP EVO Light
A SuperSport EVO Light, é uma subcategoria para pilotos que historicamente nos últimos 2 anos em atividade, registraram tempos
entre 1:45.001 a 1:50.000.
Uma nova categoria, com pilotos acima de 16 anos, sem premiação.
SSP Light
Pilotos que registrem tempos superiores a 1min50s e estejam em seu primeiro ano de participação em provas oficiais, ou que mesmo com mais de um ano de participação na categoria não atinjam índice suficiente para ir para a EVO ou PRO.
Categoria antiga, pilotos acima de 16 anos, sem premiação.