A SuperSport se despede da etapa de Curitiba com mais uma mudança importante entre os ponteiros. Na temporada 2016, a briga pelas primeiras posições tem se mostrados bastante acirrada e a categoria já soma seu quarto líder consecutivo no ano. Desta vez, a fera do motociclismo brasileiro, Eric Granado (#51), da equipe Granado Sport Team, assegurou o lugar mais alto da tabela.
O piloto paulistano mantém um aproveitamento invejável no campeonato. Das quatro rodadas que participou, venceu todas e ainda obteve três poles. Eric Granado, que não realizou duas corridas por questões de agenda – coincidiam com as etapas do Europeu de Moto2 – alcançou a liderança na segunda metade do campeonato e, caso mantenha o atual desempenho, será muito difícil deixar escapar o título.
Entretanto, além de apresentar um novo líder para a categoria, a etapa de Curitiba, realizada no dia 11 de setembro, mostrou que Eric Granado tem um adversário à sua altura. Pela primeira vez na temporada, um piloto ameaçou sua liderança e protagonizou uma bela disputa na pista. O uruguaio Maximiliano Gerardo (#41), da equipe Motonil Motors, iniciou a última rodada como líder temporário da categoria, e cumpriu à risca a missão de tentar assegurar a posição no duro embate travado com o adversário da Granado Sport Team.
Consideravelmente mais rápidos, os dois pilotos travaram uma briga particular que começou ainda nos primeiros treinos, quando revezavam a liderança. Entretanto, no fim, Granado sempre conseguia ficar alguns décimos à frente. Na prova não foi diferente. Até a sexta volta, o uruguaio mostrou forças para seguir o ritmo de Granado e, por vezes, tomar a liderança. Porém, nos momentos finais da corrida acabou baixando o ritmo e se conformando com o segundo lugar.
“Contente com o resultado e o trabalho deste final de semana. Terminamos com o segundo posto e brigamos pela liderança até o fim. Agora é seguir trabalhando para a próxima [etapa], que a vitória está cada vez mais perto”, publicou o uruguaio nas redes sociais.
Enquanto isso, Eric Granado comemorou bastante a vitória que o alçou à liderança da categoria SuperSport.
“Muito feliz pelo resultado e principalmente pela liderança do campeonato. Obrigado à GST Granado Sport Team pelo grande trabalho em um fim de semana perfeito. Obrigado a todos que acreditam em mim e ao público lindo que foi lá no Autódromo Internacional de Curitiba torcer por todos nós”, agradeceu Granado.
Seguindo a ordem da tabela classificatória, Pedro Sampaio (#28), da equipe Tecfil Racing Team, ocupa a terceira posição. O piloto gaúcho, da cidade de Bento Gonçalves, obteve o quarto lugar em Curitiba e se distanciou um pouco da briga pela liderança do campeonato, isso restando apenas três rodadas.
“Larguei muito mal e fui lá para trás. Tive que buscar posições desde o início, até que na última volta estava na briga pelo terceiro lugar. Os retardatários dificultaram bastante no final. Com isso, o terceiro colocado abriu vantagem e não havia mais tempo de atacar. Foi um resultado satisfatório, mas quero fazer melhor na próxima”, declarou Sampaio.
Já o atual campeão da categoria, Matheus de Oliveira Dias (#70), da equipe Motom, segue na quarta posição. O piloto começou bem a temporada, vencendo a primeira etapa, porém, com a entrada de novos e fortes competidores, acabou ficando um pouco para trás na disputa pelos primeiros lugares.
Enquanto isso, Alex Schultz (#22), da equipe Dynels Racing Team, manteve a quinta posição na tabela classificatória e comemorou o resultado obtido no Autódromo Internacional de Curitiba.
“A corrida em Curitiba foi sensacional. Tudo certo aqui, P6, evolução constante. Próxima etapa em Londrina mês que vem”, publicou Schultz em sua conta oficial no Facebook.
A próxima etapa do SuperBike Brasil será realizada no Autódromo Ayrton Senna, em Londrina (PR) no dia 23 de outubro.
Confira abaixo os primeiros colocados da categoria SuperSport após a disputa da 6ª etapa da categoria SuperSport:
1º – Eric Granado (#51), da Granado Sport Team (GST) – 103 pontos
2º – Maximiliano Gerardo (#41), da Motonil Motors – 99 pontos
3º – Pedro Sampaio (#28), da Tecfil Racing Team – 91 pontos
4º – Matheus de Oliveira Dias (#70), da Motom – 84 pontos
5º – Alex Schultz (#22), da Dynels Racing Team – 76 pontos
6º – Lucas Bittencourt (#202), da Paulinho SuperBikes – 63 pontos
7º – Lucas Torres (#77), da Pitico Race Team – 61 pontos
8º – Dudu Costa Neto (#117), da Castrol Team – 33 pontos
9º – Osvaldo Jorge Filho Duende (#55), da Duende Racing – 27 pontos
10º – Gerson Campos (#82), da Motom – 22 pontos
Confira a coletiva feita após a corrida oficial da 6ª etapa da categoria SuperSport: