Fernando vence etapa de Goiânia da Ninja 300 e assume liderança do campeonato
Foi por um detalhe. Fernando Santos (#234), da equipe Tecfil Racing Team, venceu a 8ª etapa da Copa Kawasaki Ninja 300, realizada na tarde deste domingo (13) no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia, por uma vantagem de apenas oito centésimos. O piloto garantiu a primeira posição somente nos metros finais da última volta para assim comemorar sua segunda vitória na temporada 2016. Com o resultado, Fernando assume a liderança na tabela classificatória restando uma rodada para o fim do campeonato.
Apesar de largar na pole position, a corrida não foi nada fácil para Fernando Santos. Logo nas primeiras voltas, Fábio Jandaia (#10), da Motocar Racing, assumiu a primeira colocação e passou a liderar um pequeno pelotão formado por Sandro Paganelli (#64), da Paganelli Racing, Rafael Rosa (#45), da Arthur Racing, e o próprio Fernando. Os quatro pilotos se distanciaram dos demais e revezaram a liderança. Ora a primeira posição ficava com Jandaia, ora com Rafael, que é piloto de Goiânia.
Foi somente na última parte da corrida que Fernando Santos acelerou mais forte e pulou para a ponta. Porém, tudo seguia bastante indefinido. Rafael Rosa mantinha um ótimo desempenho e havia retomado a liderança. Faltavam poucas curvas para o fim da prova e tudo indicava que ele seria o vencedor. Entretanto, Fernando não desistiu. O piloto aproveitou o embalo do vácuo na reta decisiva e conseguiu ultrapassar o adversário e receber a bandeirada em primeiro. Com isso, Rafael terminou a prova em segundo, logo à frente de Fábio Jandaia em terceiro.
Sandro Paganelli, que vinha na liderança do campeonato e precisava de um bom resultado para seguir na disputa, foi penalizado por queima de largada. Com isso, o piloto que foi o quarto a receber bandeirada ficou apenas na 10ª posição do geral. Quem ganhou com isso foi Mauricio Mendes Nogueira (#22), da Moretti Racing Team, que herdou o quarto lugar. Já Bruno Cesar Borges (#51), da TecFil Racing Team, completou o pódio na quinta posição.
Pela Copa Kawasaki Ninja 300 Light, o vencedor foi Bruno Ribeiro (#169), da equipe Rota Baús. Seu principal adversário, Jeferson Souza (#707), da Tecfil Racing Team, ficou com a segunda posição na etapa de Goiânia. Enquanto isso, Rafael Fernandes (#50), da Rafinha Fernandes, garantiu o terceiro lugar no pódio, seguido por Marcelo Larini (#87), da equipe Marina Club, em quarto, por Guilherme Bosel Neto (#69), da Duende Racing, em quinto.
Este resultado é extraoficial e está sujeito a verificações técnicas.