Rafael Rigueiro (#52), da equipe MotoSchool Racing Team, é o grande campeão das categorias Copa Honda CBR 500R Light e Teen na temporada 2016. O jovem piloto, de apenas 15 anos, vem se mostrando como uma das principais revelações do SuperBike Brasil. Já em seu primeiro ano na motovelocidade, em 2015, foi escolhido nas seletivas da Honda Junior Cup e faturou o vice-campeonato da categoria-escola.
O garoto paulistano avançou de nível e, após receber conselhos de alguns pilotos com maior vivência no esporte, optou por competir com a Honda CBR500R. As novidades seriam muitas. Motocicleta nova, cilindrada maior, pneus diferentes e adversários mais experientes. Ainda assim, os resultados se mantiveram bastante positivos, o que, inclusive, acabou surpreendendo o próprio piloto.
“Comecei pela Copa Pirelli e, contrariando até o que eu achava, terminei me saindo bem e fui campeão da Light e vice-campeão da Teen. Mas as dificuldades ainda nem tinham começado. Entrei para a equipe MotoSchool e lá fui eu disputar etapa a etapa dos campeonatos Paulista e Brasileiro. Treinei muito com minha supermoto, e como já disse, eu mesmo me surpreendi pois os resultados vinham mais e mais”, comenta Rafa.
E o ano realmente foi bastante positivo para Rafael Rigueiro. Das nove etapas disputadas, fez a pole position em todas e obteve oito vitórias e um terceiro lugar na categoria Light. Já pela Teen, a disputa foi mais intensa e conquistou o título com uma vantagem de apenas três pontos para o vice-campeão. Ainda assim, o garoto se mostrou bastante competitivo e, já em sua primeira temporada entre as 500cc, chegou a brigar por posições com pilotos da categoria principal. Rigueiro garantiu sua permanência no pódio em todas as corridas, tanto na Light quanto na Teen, e ainda, por duas vezes, ficou na lista dos mais rápidos no geral.
“Difícil às vezes acreditar o que consegui. Mas meu esforço, dedicação, empenho e, porque não dizer, prazer em competir na motovelocidade sem dúvida me levaram a ter um ano completo e perfeito. Qualquer palavra ou comentário é pouco: emoção, angústia, ansiedade, e mais sei lá o que fazem parte desta conquista. Não vou colocar nomes, posso esquecer ou omitir alguns, mas muitos fazem parte desta conquista e sabem disso. Mas dois nomes tenho que destacar. Sem eles nada seria possível: minha mãe Simone e meu pai Euclydes. Muito obrigado. E que venha 2017”, agradece.
Confira abaixo a classificação final da categoria Copa Honda CBR 500R Light na temporada 2016:
1º – Rafael Rigueiro (#52), da MotoSchool Racing Team – 225 pontos
2º – Alexandre Dal Olio Franca (#82), da Moretti Racing Team/SAF-RJ – 150 pontos
3º – Linda Raad (#23), da Moretti Racing Team/SAF-RJ – 135 pontos
4º – Luis da Silva (#74) – 148 pontos
5º – Enzo Valentim Garcia (#29), da Estrela Gallicia 0,0 by Alex Barros – 33 pontos
6º – Elenara Geraldo (#7), da Moretti Racing Team/SAF-RJ – 20 pontos
7º – Claudia Barros (#6), da Moretti Racing Team/SAF-RJ – 16 pontos
8º – Haroldo Rocha (#220), da Moretti Racing Team/SAF-RJ – 11 pontos
9º – Olímpio Pessini Netto (#87), da Girão Racing Team – 11 pontos
Classificação final da categoria Copa Honda CBR 500R Teen:
1º – Rafael Rigueiro (#52), da MotoSchool Racing Team – 170 pontos
2º – Guilherme Brito (#19), da Team Estrella Galicia 0,0 by Alex Barros – 167 pontos
3º – Maria Fernanda Rocha (#22), da Moretti Racing Team/SAF-RJ – 126 pontos
4º – Davi Gomide (#31), da MotoSchool Racing Team – 93 pontos
5º – Diogo Moreira Nascimento (#20), da Estrela Gallicia 0,0 by Alex Barros – 41 pontos
6º – Renzo Ferreira (#13), da Team Rabid Transit – 25 pontos
7º – Enzo Valentim Garcia (#29), da Estrela Gallicia 0,0 by Alex Barros – 20 pontos
Confira a coletiva da final da Copa Honda CBR 500R Light:
Confira a coletiva da final da Copa Honda CBR 500R Teen: