Disputar um campeonato de motovelocidade é o sonho de muitos amantes do esporte. É o caso, por exemplo, de Sérgio Silva, o “Serginho”, que trocou as ruas pelas pistas e vai disputar a temporada do SuperBike Brasil na categoria Escola – exclusiva para pilotos iniciantes. Ele participou da seletiva realizada durante a 2ª etapa da Copa Pirelli, no Autódromo de Interlagos, e agora terá a chance de competir ao lado de novos corredores.
“A experiência de ter participado da seletiva foi incrível. Foi a oportunidade que o SuperBike deu para vários motoqueiros saírem das ruas e terem o gostinho de participar de uma corrida”, afirma Serginho, de 32 anos. “Desde criança eu assistia ao SuperBike. Sempre falava para os meus amigos: ‘um dia eu vou correr aqui’. A gente tem que ir atrás dos sonhos e eu nunca desisti, sempre corri atrás”, completou o novo piloto, que entrou na pista ao lado outros 38 participantes e terminou na quinta colocação.
Durante o fim de semana da seletiva da categoria Escola, os pilotos tiveram a chance de levar as motos de 600 e 1000cc para percorrerem o tradicional percurso de Interlagos. A atividade contou também com palestras sobre pilotagem, incluindo o briefing de segurança em pista, além dos treinos com a orientação e acompanhamento de instrutores.
Depois da experiência inicial, Serginho já vislumbra a evolução dentro da modalidade. Ele espera um dia ter a chance de correr entre os profissionais na principal categoria do SuperBike.
“Quero entrar no campeonato, bem tranquilo e consciente. Minha intenção é evoluir de categoria futuramente. Muitos amigos me ajudaram e está dando tudo certo, graças a Deus”, disse o piloto, que durante a semana divide-se entre o emprego de motoboy e o trabalho em um hamburgueria.
Para alcançar o objetivo, o novo piloto revelou inspiração em grandes nomes da motovelocidade, entre eles Eric Granado, atual campeão brasileiro do SuperBike. O piloto da Honda Racing Team é atualmente um dos principais nomes nacionais da modalidade.
“O piloto que eu me inspirava no começo era o Danilo Andric. Depois comecei a acompanhar outros nomes, e hoje em dia minha inspiração é o Eric Granado, que é um piloto excepcional. Também gosto do Valentino Rossi no Mundial”, contou Serginho, que participará do campeonato pela equipe MSE Racing Team.
A 1ª etapa do SuperBike Brasil acontece nos dias 27, 28 e 29 de abril no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. O calendário contará com mais sete etapas ao longo da temporada, incluindo Curitiba (PR), Goiânia (GO) e Londrina (PR).