Close Menu
    Ultimos posts

    Arthur Costa vence de forma brilhante e assume a liderança

    27/11/2025

    Domínio familiar na pista com vitória de Valentino Dematte e Enzo Dematte se tornando campeão antecipado

    27/11/2025

    Marcelo Skaf estreia com vitória na Superbike MASTER

    27/11/2025
    Facebook Instagram YouTube
    últimas notícias
    • Arthur Costa vence de forma brilhante e assume a liderança
    • Domínio familiar na pista com vitória de Valentino Dematte e Enzo Dematte se tornando campeão antecipado
    • Marcelo Skaf estreia com vitória na Superbike MASTER
    • Eric Granado vence, assume a liderança e se aproxima do hexa
    • Felipe Macan passa por cirurgia após queda em Cascavel e foca na recuperação para voltar mais forte.
    • Vitória inédita na Supersport 400cc com João Vitor Matias, o Portuguinha
    • Felipe Comerlatto é campeão antecipado da SuperBike Master!
    • Rapha Ramos assume liderança da SuperSport 600cc
    Facebook Instagram YouTube
    SuperbikeSuperbike
    • Evento
      • Sobre o Evento
      • Informações para Pilotos
      • Apresentações SuperBike Brasil
      • Patrocinadores
    • Calendário 2025
    • Ingressos
      • 21/12 – LONDRINA
    • Categorias
      • SuperBike
      • SuperBike Evolution
      • SuperBike Light
      • SuperBike Rookie
      • SuperSport 600
      • Copa Pro Honda CBR 650R
      • SuperSport 400
      • SuperSport 400 Escola
    • Inscrições
      • Regulamentos
    • Resultados
    • Contato
    • FAQ
      • Sobre o Evento
      • Ingressos
      • Acesso e Estacionamento
    SuperbikeSuperbike
    Início » Equipes da categoria SBK se reúnem para reformular regulamento técnico
    Notícias SuperBike Brasil

    Equipes da categoria SBK se reúnem para reformular regulamento técnico

    14/12/2018

    A organização do SuperBike Brasil se reuniu com as principais equipes da categoria madrinha para reformular o regulamento técnico para a temporada 2019. O encontro em São Paulo, liderado por Bruno Corano, idealizador do SBK, contou com a presença de membros da Honda, BMW, Yamaha, Pirelli, Kawasaki, Paulinho SportPlus e Tecfil e discutiu melhorias no regimento para o próximo ano.

    Dentre os temas de interesse das equipes e pilotos do maior campeonato de motovelocidade das Américas, um avanço no regulamento da categoria SuperBike foi definido na reunião: a partir de 2019, exclusivamente as motos do grid principal passarão por uma vistoria mais rigorosa, não se limitando somente ao uso do dinamômetro. Além dos testes no aparelho, elas serão sujeitadas a intervenções físicas e checagens dos motores.

    A mudança prevista para o campeonato de 2019 da categoria principal é para vistoriar com maior rigor a restrição de potência em 200 cavalos, principal alteração para o torneio do SBK Brasil em 2018 – até 2017, a preparação era livre e com potência ilimitada.

    “O avanço vem sendo constante no regulamento técnico. A restrição de potência para 200 cavalos se mostrou um acerto, já que a maior parte das motos originais produz próximo disso. Então as equipes não tiveram que gastar com preparação de motor, que é o item mais caro e queremos evitar. Agora a gente entende que podemos partir para um novo estágio, onde as vistorias serão mais profundas”, avalia Bruno Corano.

    Vale ressaltar que esta é uma tendência mundial na motovelocidade. O SuperBike Brasil, por ter parceira com outros campeonatos nacionais e mundiais, vem adotando os mesmos padrões e processos técnicos praticados nos principais eventos mundo afora, como por exemplo o Mundial de SuperBike e o campeonato britânico de SuperBike.

    “A gente quer garantir mais igualdade de competição e total transparência, que os pilotos decidam quem é o vencedor no talento, e não na potência do motor. Ficando, é lógico, como complemento, a capacidade das equipes e seus engenheiros de acertar o equilíbrio da moto, geometria, suspensão e eletrônica, que continua com diversas permissões”, acrescenta Corano.

    Além da equipe do SBK Brasil, estiveram presentes na reunião Pitico e Alan Douglas, da Yamaha, Carlão Lewis, da Tecfil, Paulinho SportPlus, Reinaldo Campos, da Honda, Daniel F., da Kawasaki, Luiz F., da Pirelli, e o piloto Alex Barros, representante da BMW.

    O regulamento final será publicado até o dia 15 de janeiro de 2019, podendo ser consultado por pilotos e equipes. É importante frisar que para as outras categorias 1000cc nenhuma outra mudança está prevista e as inovações se restringem à SuperBike.

    O calendário 2019 do SBK já foi definido. Pilotos e equipes retornam às pistas no dia 20 de janeiro para a realização da Copa Pirelli e 500 milhas, que habitualmente servem de pré-temporada para os competidores. A primeira etapa do campeonato será no dia 24 de março, em Interlagos (SP).

    Share. Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email
    wejam
    • Website

    Posts relacionados

    Cleber Calospita mantém liderança na SuperBike Rookie e comemora vitória em Londrina

    09/10/2025

    Enzo Dematte mantém liderança isolada da SuperSport 400 após etapa de Londrina

    08/10/2025

    João Carneiro é vice-líder da SuperBike PRO após segundo lugar em Londrina

    03/10/2025
    Fale conosco
    • Facebook
    • Instagram
    • YouTube
    Ultimas postagens
    Copa Honda CBR 500R
    Copa Honda CBR 500R SuperSport 600

    Arthur Costa vence de forma brilhante e assume a liderança

    A corrida da Supersport 600cc foi um espetáculo puro de disputa. Arthur Costa (#199), da…

    Domínio familiar na pista com vitória de Valentino Dematte e Enzo Dematte se tornando campeão antecipado

    27/11/2025

    Marcelo Skaf estreia com vitória na Superbike MASTER

    27/11/2025

    Eric Granado vence, assume a liderança e se aproxima do hexa

    19/11/2025
    Superbike
    Facebook Instagram YouTube
    • Homepage
    • Evento
    • Calendario
    • Resultados
    • Contato
    © 2025 Superbike. Desenvolvido por WeJam.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.