A temporada 2018 trouxe três novos nomes da motovelocidade para a categoria madrinha do SuperBike Brasil: Maximiliano Gerardo (#41), da Kawasaki Racing Team, Pedro Sampaio (#28), da Honda Racing Brasil, e Lucas Torres (#77), da Alex Barros Racing. E, dentre os três estreantes, o companheiro de Eric Granado (#51) na Honda levou a melhor e ficou com a terceira colocação no Campeonato Brasileiro.
Sampaio mostrou certa regularidade para estar em cinco dos 11 pódios de 2018. Na última etapa da temporada, no dia 2 de dezembro, o piloto conseguiu a sua melhor marca na categoria principal: um segundo lugar na rodada dupla em Interlagos (SP), que lhe garantiu a terceira posição na tabela geral – Granado, bicampeão, e Alex Barros ficaram à frente.
Já Maximiliano Gerardo tem muito a comemorar. Apesar de duas quedas ao longo do ano, o uruguaio esteve em seis pódios, conquistou três vezes o segundo lugar nas provas e, de quebra, conquistou o título Paulista em sua estreia na SuperBike – vale lembrar que as pontuações das Copas Pirelli SBK somam para o torneio estadual.
Lucas Torres, que passou a correr ao lado de Alex Barros a partir da 5ª etapa do SBK Brasil, beliscou um terceiro lugar na última prova da categoria em 2018 e aos poucos vem se adaptando ao grid. Ele, inclusive, foi citado pelo experiente companheiro de equipe.
“O Lucas Torres é um exemplo. É um piloto que passou na minha mão lá na categoria 250cc, foi para fora, na Espanha, foi vice-campeão. E agora tanto o Pedro Sampaio como o Lucas são a nova geração chegando na categoria. A tendência nos próximos três anos é que a categoria receba muitos pilotos jovens”, disse Alex Barros.
Quem também esteve no grid principal pela primeira vez foi Mauriti Junior (#832). O piloto da Maxon Oil Racing Team foi segundo lugar na SuperBike Extreme em Londrina, e faturou terceira e quarta colocações na rodada dupla de Interlagos no encerramento da temporada.
O calendário 2019 do SBK já foi definido. Pilotos e equipes retornam às pistas no dia 20 de janeiro para a realização da Copa Pirell, que habitualmente serve de pré-temporada para os competidores. A primeira etapa do campeonato será no dia 24 de março, em Interlagos.