Superação. É com esta palavra que pode ser definido o título de Arthur Costa (#99) na Copa Honda CBR 500R Pro. Depois de uma desclassificação e um problema mecânico nas duas primeiras etapas do SuperBike Brasil em 2018, o piloto da Tecfil Racing Team tirou forças para conseguir incríveis cinco vitórias e um terceiro lugar em seis provas e se tornar o campeão da categoria.
O piloto, que chegou na última corrida do ano precisando tirar uma diferença de três pontos para Ademilson Peixer (#43), da MotoSchool Racing Team, tinha praticamente desistido da briga pelo título, mas contou com a ajuda da equipe e muita fé para alcançá-lo na 8ª etapa, em Interlagos (SP).
“Ali (depois das duas primeiras etapas) já estava meio perdido, já não tinha mais esperanças de ser campeão. Mas mesmo assim não desisti, fui indo, fui indo, com fé, força. Batalhei bastante, com a ajuda da minha equipe, e conseguimos esse título. Sabia que tinha que dar tudo de mim e praticamente ganhar todas as corridas para ser campeão. Foi muito marcante esse ano de 2018, foi inexplicável mesmo. Não tinha esperanças de ser campeão. Graças a Deus deu tudo certo, estou muito feliz”, revela.
Após a conquista entre as motos 500cc, Arthur Costa tem o desejo de mudar para o grid das 600cc do maior campeonato de motovelocidade das Américas. Para isso, o piloto da Tecfil Racing Team está vendendo a moto atual e em busca de novos apoiadores.
“Eu quero competir nas 600cc. Meu sonho é andar na categoria. Já anunciei a moto, estou vendendo, quem sabe alguém compre e eu consiga partir para as 600cc. Só que é difícil, não tenho condições financeiras para comprar pneu, bancar inscrições. Teria que ter um patrocínio mesmo. Eu tenho alguns apoios, mas para as 600cc é mais caro. Eu vou tentar, a gente não pode desistir”, acrescenta.
O calendário 2019 do SuperBike Brasil está definido. Pilotos e equipes retornam às pistas no dia 20 de janeiro para a realização da Copa Pirelli, que habitualmente serve de pré-temporada para os competidores. A primeira etapa do campeonato será no dia 24 de março, em Interlagos.