No SuperBike Brasil e nos autódromos pelo país, poucas pessoas reconheceriam Raphael Arcari Brito. Desde quando começou na motovelocidade, em 2015, o piloto da PRT – Pitico Race Team é conhecido por Raphael “Fletado”.
O motivo? O #96, atualmente correndo na SuperBike Light, ganhou destaque entre os amigos de equipe à época por viver intensamente a vida. Por isso o apelido em alusão a quando a moto está com o acelerador 100% aberto.
“O apelido surgiu em 2015. Flete é um termo que a gente utiliza que significa que o acelerador está 100% aberto. Os meus colegas de equipe à época falavam: ‘Ah, esse cara é muito louco, vive tudo intensamente na vida. Esse cara é muito fletado’. Aí pegou, por isso o apelido ‘Fletado’, veio daí”, contou.
Aos 35 anos, o advogado aprendeu a andar de moto em dezembro de 2013. Após participar de alguns track days, fez duas etapas entre as 300cc e concluiu o ano de 2015 nas 600cc. Desde o ano passado, o numeral #96 corre na SBK Light, no grid entre motos 1000cc.
Brigar pelo título da categoria, inclusive, é o grande objetivo do piloto em 2019. Para isso, “Fletado” pega firme na preparação física mesmo com a intensa rotina de trabalho e tem por meta andar próximo aos ponteiros do grid – entre eles, Bruno Corano (#34), da BMW Motorrad MotorSport, campeão na Evolution, e Felipe Comerlatto (#186), da Pro Racing Team, dono do título na Evo1000.
“Minha rotina é trabalho, em torno de oito a dez horas por dia, e treino todos os dias. Preparação física também é diária. Faço crossfit, corro e uma vez por semana faço musculação para não ficar muito fraco. Semanalmente, duas vezes por semana, treino de supermoto para poder competir no SuperBike”, revelou.
Raphael “Fletado”, que faturou a corrida da SBK Light na 2ª etapa da Copa Pirelli, guarda com carinho um momento vivido no evento realizado em Interlagos, no dia 17 de fevereiro. A oportunidade de dividir a pista com Anthony West, australiano que participará do maior campeonato de motovelocidade das Américas neste ano.
“Eu andei nos treinos de sexta e sábado próximo ao Anthony West. Tive a honra de largar no segundo lugar do grid geral. É uma história interessante, teve foto para registrar o momento, e essa foto vou mostrar pro meu filho”, admitiu.
Pilotos e equipes se preparam para a 1ª etapa do SuperBike Brasil, no dia 24 de março, em Interlagos. Garanta seu ingresso de box e paddock e acompanhe de perto mais um início de temporada do maior campeonato de motovelocidade das Américas.