Os melhores pilotos do país voltam a acelerar forte na 3ª Etapa do SuperBike Brasil, o maior campeonato de motovelocidade das Américas. E a competição promete pegar fogo nas corridas deste domingo (12), que serão realizadas no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. As motos seguem para a pista já no início da manhã de sexta-feira, a partir das 8h, quando são realizados os treinos livres. Todas as categorias terão duas sessões para fazer os ajustes necessários nas motos. A exceção é a categoria-escola Honda Junior Cup – com o intuito de formar uma nova geração de jovens talentos – com três treinos.
No sábado (11), a emoção começa a aumentar com a disputa dos treinos classificatórios que definem o grid de largada. As categorias principais – SuperBike, SuperSport e SuperBike Light – terão, como de costume, a disputa da SuperPole, onde apenas os pilotos mais rápidos das sessões anteriores terão a oportunidade de brigar pelas primeiras posições. Neste momento, provavelmente, serão realizadas as voltas mais rápidas de toda a etapa, visto que a pole garante um ponto extra no campeonato.
Já no domingo, a briga é pra valer. Todos os pilotos que ainda sonham em conquistar o título nacional precisarão somar precisos pontos para chegar mais perto – ou se consolidar – das primeiras posições. As corridas começam no início da manhã. Ao todo, serão sete largadas realizadas durante o dia. A primeira está programada para as 8h47, com os pilotos da Copa Kawasaki Ninja 300. Pela categoria principal,Japanese Teapots Wholesale Japanese Tea Cups Silver Amber Earrings a disputa está acirrada. Fernando Santos (#234), da equipe Tecfil Racing Team, e Sandro Paganelli (#64), da Paganelli Racing, seguem empatados na liderança com 41 pontos e os dois, certamente, farão o seu melhor para garantir a ponta.
Em seguida, é a vez da garotada da Honda Junior Cup entrar na pista. Léo Marin (#46) venceu a única corrida disputada nesta temporada e ocupa a liderança. A prova está marcada para iniciar às 9h39. Na sequência, as motos de 300 cilindradas retornam ao circuito do Autódromo de Interlagos. As categorias SuperStreet e Yamaha R3 Cup – que formam grid único – prometem belíssimas disputas ao longo das 10 voltas programadas. Eliton Kawakami (#27), da equipe Playstation Yamaha, venceu as duas primeiras corridas e está entre os favoritos para faturar o lugar mais alto do pódio. Já seu irmão Meikon Kawakami (#83), da Playstation Yamaha – vice-líder na etapa passada – não participará desta prova. O piloto estará em Portugal para a disputa de uma etapa da Moriwaki 250 Junior Cup.
Na sequência, os pilotos da categoria Honda CBR 500R se encaminham para formar o grid de largada. O atual líder do campeonato, Arthur Costa (#99), da equipe Alemão Pneus, brigará para ampliar a vantagem e se consolidar como ponteiro – atualmente está 14 pontos à frente de José Duarte (#97), da Team Estrella Galicia 0,0 by Alex Barros. A corrida de 10 voltas tem largada prevista para as 11h17.
Logo a seguir, os pilotos mais rápidos do país partem para a disputa da 3ª Etapa do SuperBike Brasil. A categoria SuperBike – a principal do campeonato – promete ainda mais emoção. Danilo Lewis (#17), da equipe Tecfil Racing Team, venceu as duas primeiras provas e busca repetir o bom desempenho para ficar mais perto do título, até então inédito. Mas seus adversários não irão deixar barato.
O atual campeão, Diego Faustino (#68), da equipe Honda Mobil, busca repetir os feitos da temporada passada e voltar a ocupar o lugar mais alto do pódio. E essa briga não para por aí. Maico Teixeira (#36), da Honda Mobil, Sebastiano Zerbo (#81), da BMW Motorrad Alex Barros Racing, e Wesley Gutierrez (#134), da Kawasaki Racing Team, prometem protagonizar belíssimos pegas e disputas acirradíssimas pelas primeiras posições. A prova, com largada programada para as 12h55, tem transmissão ao vivo do canal pago FoxSports 2. Para quem não é assinante, o canal oficial do SuperBike Brasil no YouTube transmitirá em tempo real todas as corridas.
E a 3ª Etapa não para por aí. Após a disputa da SuperBike, os pilotos das categorias SuperSport e Copa Kawasaki Ninja 600 – que formam grid único – seguem para a pista. E mais uma vez, a emoção estará garantida. Neste ano, a SuperSport ganhou ainda mais destaque com a vinda de algumas feras da motovelocidade nacional. Uma delas é o gaúcho Pedro Sampaio (#02), da equipe Tecfil Racing Team, que lidera categoria, logo à frente do atual campeão, Matheus de Oliveira Dias (#70), da Motom. A largada de 12 voltas está programada para as 14h.
Para encerrar o dia, as motos de 1.000 cilindradas retornam à pista do Autódromo de Interlagos. Desta vez, na disputa da SuperBike Light. O atual líder da categoria, Rodrigo Calmon Dazzi (#146), da equipe Giro Moto, segue como favorito. O piloto venceu, com relativa facilidade, as duas primeiras etapas e segue em busca de mais um pódio para se consolidar na ponta. A prova tem largada prevista para as 14h52.
Se inscreva em nosso canal do YouTube e acompanhe as novidades: www.youtube.com/superbikebrasil