Close Menu
    Ultimos posts

    Raphael Ramos vive reviravolta, mas mantém postura competitiva para a grande final.

    01/12/2025

    Arthur Costa vence de forma brilhante e assume a liderança

    27/11/2025

    Domínio familiar na pista com vitória de Valentino Dematte e Enzo Dematte se tornando campeão antecipado

    27/11/2025
    Facebook Instagram YouTube
    últimas notícias
    • Raphael Ramos vive reviravolta, mas mantém postura competitiva para a grande final.
    • Arthur Costa vence de forma brilhante e assume a liderança
    • Domínio familiar na pista com vitória de Valentino Dematte e Enzo Dematte se tornando campeão antecipado
    • Marcelo Skaf estreia com vitória na Superbike MASTER
    • Eric Granado vence, assume a liderança e se aproxima do hexa
    • Felipe Macan passa por cirurgia após queda em Cascavel e foca na recuperação para voltar mais forte.
    • Vitória inédita na Supersport 400cc com João Vitor Matias, o Portuguinha
    • Felipe Comerlatto é campeão antecipado da SuperBike Master!
    Facebook Instagram YouTube
    SuperbikeSuperbike
    • Evento
      • Sobre o Evento
      • Informações para Pilotos
      • Apresentações SuperBike Brasil
      • Patrocinadores
    • Calendário 2025
    • Ingressos
      • 21/12 – LONDRINA
    • Categorias
      • SuperBike
      • SuperBike Evolution
      • SuperBike Light
      • SuperBike Rookie
      • SuperSport 600
      • Copa Pro Honda CBR 650R
      • SuperSport 400
      • SuperSport 400 Escola
    • Inscrições
      • Regulamentos
    • Resultados
    • Contato
    • FAQ
      • Sobre o Evento
      • Ingressos
      • Acesso e Estacionamento
    SuperbikeSuperbike
    Início » O que significam as bandeiras na corrida? Consultor Técnico Desportivo explica
    Notícias SuperBike Brasil

    O que significam as bandeiras na corrida? Consultor Técnico Desportivo explica

    13/11/2024

    Uma das dúvidas mais frequentes, não só durante as transmissões das corridas, como no dia a dia das redes sociais do SuperBike Brasil, está relacionado com o procedimento de bandeiras. O que cada uma delas significa? Como os pilotos devem prosseguir em cada procedimento? Para o público poder acompanhar a final sem nenhuma dúvida, o Portal do SBK falou com Léo Tamburro, Consultor Técnico Desportivo, que explicou detalhadamente. 

    “Começando com bandeira verde: ela significa que tá tudo ok dentro da pista, ou seja, as motos estão livres pra rodar, e aí sempre no início de cada sessão de treino, a gente, na primeira volta, trabalha com a bandeira verde em todos os postos de sinalização para que os pilotos identifiquem onde estão localizados os postos, para que posteriormente, caso seja formulada uma outra bandeira, eles estejam já ligados onde estão esses postos de sinalização. A bandeira verde também é usada após algum acidente, então após um acidente a gente vai ter a bandeira amarela antes do acidente, sinalizando que naquele trecho existe algum tipo de problema, ou uma moto caída, ou um piloto caído, ou alguma moto parada, alguma coisa nesse sentido, e aí a bandeira verde vem no posto seguinte ao acidente, avisando que dali para frente, está tudo ok com a pista

    Aí vamos para a amarela: significa que tem algum acidente, alguma moto parada, alguma coisa que demande atenção do piloto. Então, a bandeira amarela sempre vai estar antes do acidente ou desse incidente na pista. Nesse trecho em bandeira amarela, todos os pilotos precisam diminuir a velocidade e tirar a mão até receber a bandeira verde no posto seguinte. 

    Depois da bandeira amarela temos a bandeira vermelha: que aí significa que aconteceu algo um pouco mais sério na pista, e a gente vai precisar paralisar a sessão ou a corrida por algum motivo. Ou porque o piloto está precisando de atendimento, ou porque teve algum vazamento grande de fluido na pista, ou a moto tá em local de risco e perigoso para os outros pilotos. E aí, a bandeira vermelha significa que a gente vai precisar acessar a pista e fazer o resgate da moto, do piloto, enfim.

    Significa que todos os pilotos em pista precisam recolher para boxe. Então, sempre que tem bandeira vermelha, ela vai ser flamulada em todos os postos de inundação do autódromo, e aí os pilotos precisam recolher o mais rápido possível para boxe, obviamente numa velocidade menor do que eles andariam na pista, mas precisam recolher o mais rápido possível. Obviamente, mesmo que eu tenha acabado de passar a entrada do boxe, eu não posso voltar na contramão. Tenho que terminar a minha volta e recolher para boxe na volta seguinte. Aí temos a bandeira quadriculada, que significa término de sessão ou de corrida, então essa bandeira só é flamulada no PSDP, que é o posto de sinalização da torre, e aí significa que a sessão foi encerrada”, finaliza. 

    Share. Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email
    Mateus Bezerra

    Posts relacionados

    Cleber Calospita mantém liderança na SuperBike Rookie e comemora vitória em Londrina

    09/10/2025

    Enzo Dematte mantém liderança isolada da SuperSport 400 após etapa de Londrina

    08/10/2025

    João Carneiro é vice-líder da SuperBike PRO após segundo lugar em Londrina

    03/10/2025
    Fale conosco
    • Facebook
    • Instagram
    • YouTube
    Ultimas postagens
    SuperSport 600
    SuperSport 600

    Raphael Ramos vive reviravolta, mas mantém postura competitiva para a grande final.

    A reta final da temporada da Supersport 600cc ganhou um capítulo inesperado com a ausência…

    Arthur Costa vence de forma brilhante e assume a liderança

    27/11/2025

    Domínio familiar na pista com vitória de Valentino Dematte e Enzo Dematte se tornando campeão antecipado

    27/11/2025

    Marcelo Skaf estreia com vitória na Superbike MASTER

    27/11/2025
    Superbike
    Facebook Instagram YouTube
    • Homepage
    • Evento
    • Calendario
    • Resultados
    • Contato
    © 2025 Superbike. Desenvolvido por WeJam.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.