Uma das dúvidas mais frequentes, não só durante as transmissões das corridas, como no dia a dia das redes sociais do SuperBike Brasil, está relacionado com o procedimento de bandeiras. O que cada uma delas significa? Como os pilotos devem prosseguir em cada procedimento? Para o público poder acompanhar a final sem nenhuma dúvida, o Portal do SBK falou com Léo Tamburro, Consultor Técnico Desportivo, que explicou detalhadamente.
“Começando com bandeira verde: ela significa que tá tudo ok dentro da pista, ou seja, as motos estão livres pra rodar, e aí sempre no início de cada sessão de treino, a gente, na primeira volta, trabalha com a bandeira verde em todos os postos de sinalização para que os pilotos identifiquem onde estão localizados os postos, para que posteriormente, caso seja formulada uma outra bandeira, eles estejam já ligados onde estão esses postos de sinalização. A bandeira verde também é usada após algum acidente, então após um acidente a gente vai ter a bandeira amarela antes do acidente, sinalizando que naquele trecho existe algum tipo de problema, ou uma moto caída, ou um piloto caído, ou alguma moto parada, alguma coisa nesse sentido, e aí a bandeira verde vem no posto seguinte ao acidente, avisando que dali para frente, está tudo ok com a pista
Aí vamos para a amarela: significa que tem algum acidente, alguma moto parada, alguma coisa que demande atenção do piloto. Então, a bandeira amarela sempre vai estar antes do acidente ou desse incidente na pista. Nesse trecho em bandeira amarela, todos os pilotos precisam diminuir a velocidade e tirar a mão até receber a bandeira verde no posto seguinte.
Depois da bandeira amarela temos a bandeira vermelha: que aí significa que aconteceu algo um pouco mais sério na pista, e a gente vai precisar paralisar a sessão ou a corrida por algum motivo. Ou porque o piloto está precisando de atendimento, ou porque teve algum vazamento grande de fluido na pista, ou a moto tá em local de risco e perigoso para os outros pilotos. E aí, a bandeira vermelha significa que a gente vai precisar acessar a pista e fazer o resgate da moto, do piloto, enfim.
Significa que todos os pilotos em pista precisam recolher para boxe. Então, sempre que tem bandeira vermelha, ela vai ser flamulada em todos os postos de inundação do autódromo, e aí os pilotos precisam recolher o mais rápido possível para boxe, obviamente numa velocidade menor do que eles andariam na pista, mas precisam recolher o mais rápido possível. Obviamente, mesmo que eu tenha acabado de passar a entrada do boxe, eu não posso voltar na contramão. Tenho que terminar a minha volta e recolher para boxe na volta seguinte. Aí temos a bandeira quadriculada, que significa término de sessão ou de corrida, então essa bandeira só é flamulada no PSDP, que é o posto de sinalização da torre, e aí significa que a sessão foi encerrada”, finaliza.